Novidades

O pássaro Olá queridos, Quem aí gosta de um romance de época? Autor: Samanta Holtz Editora: Novo Século ISBN: 9788575796381 Ano: 2012 Páginas: 480 Contra – Capa:  Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que...

Leia Mais.

Enders Olá queridos, Quem está acompanhando a série Starters? Aqui no blog resenhamos o livro Starters e agora vamos para o segundo da série: Autor: Lissa Price Editora: Novo Conceito ISBN: 9788581633602 Ano: 2014 Páginas: 288 Tradutor: Ivar...

Leia Mais.

O homem perfeito Olá queridos, Quem aí gosta de romance? E romance nacional? Autor: Vanessa Bosso Editora: Independente ISBN: _B00DGC7Y9Y Ano: 2013 Páginas: 296 Contra – Capa: O homem perfeito existe? Apesar de ter vivido relacionamentos...

Leia Mais.

Procura-se um marido Olá queridos, uem aí gosta de um chicklit nacional? Autor: Carina Rissi Editora: Verus ISBN: 9788576861980 Ano: 2012 Páginas:  476 Contra – Capa:  Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma...

Leia Mais.

Príncipe da noite Olá queridos, Quem aí curte um nacional cheio de mistérios e dupla personalidade? Autor: Germano Pereira Editora: Novas Páginas ISBN: 9788581633428 Ano: 2013 Páginas:  368 Contra – Capa:  Toda manhã, o psicanalista Gabriel...

Leia Mais.

Tipos de personagens

Categoria : Publique seu Livro

Existem vários tipos de personagens e para um autor iniciante saber os tipos de personagem pode ajudar na hora de montar a sua história, classificando como e quando cada personagem irá aparecer na história, priorizando as suas características da melhor forma possível.

Definição

Personagem é qualquer ser vivo de uma história. Pode ser um humano, um animal, um alienígena, um objeto,ou qualquer coisa que o autor inventar. Também podem ter nomes ou não, e ter qualquer tipo de personalidade. Um exemplo de livro que os personagens não tem nomes é o “Vidas Secas – Graciliano Ramos”.

Classificações:

Usando o livro “Harry Potter” e “Crepúsculo” como exemplo, vamos ver quais os tipos de classificação.

Por Importância no texto:

Principal ou protagonista: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o herói e alguns casos pode existir mais de um. Pode acontecer também de ser um anti-herói, como no livro “Memórias de um Sargento de Milícias”.

Exemplo: Harry Potter, Isabela Swan e Edward Cullen

Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e alguns casos pode existir mais de um.

Exemplo: Voldemort, James

Coadjuvante ou secundário:
é o personagem que ajuda o protagonista, na maioria das vezes tem amizade ou parentesco com o mesmo. A importância dele pode variar dependente da obra.

Exemplos: Ronald Weasley, Hermione Granger, Os Cullen

Oponente: é o personagem que ajuda o antagonista. Diferente dos coadjuvantes, que tem relacionamentos de amizade ou parentesco, estes geralmente servem ou trabalham para o antagonista.

Exemplo: Comensais da Morte, Victoria e Laurent

Anti-Herói: é o personagem principal do livro, mas que não é o herói do livro, geralmente esse personagem faz muitas coisas que os mocinhos não fariam, mas mesmo assim o leitor torce para que ele saia ileso das confusões.

Exemplo: Leonardo ou Leonardinho de Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel A. de Almeida

Quanto a existência

Real ou histórico: são personagens que realmente existem ou existiram. Geralmente são citados em obras históricas ou jornalísticas.

Ficitício ou ficcional:
são personagens que não existem e são criados pela imaginação do autor, embora em alguns casos eles sejam inspirados em pessoas reais, ou seja, todos os personagens dos dois livros que temos como exemplo.

Real-ficcional: são personagens reais, mais com personalidade fictícia, ou seja, podemos supor que Isabela Swan ou Harry Potter existissem, mas eles teriam outra vida, outras características físicas e psicológicas.

Quanto a apresentação:

direta: é quando o personagem aparece de forma clara no texto, retratando suas características físicas e/ou psicológicas.

indireta: é quando os personagens aparecem aos poucos e o leitor vai construindo a sua imagem com o desenrolar do enredo, ou seja, a partir de suas ações, do que ela vai fazendo e como faz isso.

Quanto a narração:

narrador-personagem: conta na primeira pessoa a história da qual participa também como personagem. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Um exemplo bem claro que a fic Os botões do Potter Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer ao mesmo tempo essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.

narrador-observador: conta a história do lado de fora, na terceira pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas, assim como o narrador do livro “Harry Potter”

narrador-onisciente:
conta a história em terceira pessoa, às vezes, permite certas intromissões narrando em primeira pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos. Você pode ver muito bem esse tipo de narração na fic Até que enfim você é minha

Quanto as caracteristicas:

Planas ou Estacionárias – são personagens construídas em redor de uma única qualidade ou defeito. Por isso, não alteram seu comportamento no decorrer da narrativa: é o irônico que está sempre fazendo ironias, o chato que só sabe ser chato, ou seja, são personagens que não apresentam contradições: são sempre boas ou más; corajosas ou mentirosas. Como exemplo, podemos citar Iracema, do romance Iracema, de José de Alencar.

 

Redondas ou Evolutivas – são personagens complexas; definidas por vários traços diferentes, cheias de contradições; apresentam comportamentos imprevisíveis, que vão sendo definidos no decorrer da narrativa, evoluindo e, muitas vezes, surpreendendo o leitor. Ora são covardes, ora corajosas; ora possuem virtudes, ora defeitos; enfim, expressam a verdadeira natureza humana.

Caso tenha dúvidas deixe seu comentário.

Menu

Consultoria para novos autores



Comentários (23)

Oi Vanessa, você poderia dizer quais foram as referências que você utilizou pra escrever esse texto?

[Responder]

gostei muito você me ajudou a estudar para prova.

[Responder]

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :???:

ME AJUDOU IMENSO

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :???:

[Responder]

Foi fixe..tirou as minhas duvidas todas obrigado

[Responder]

otimoooooooo………♥

[Responder]

nossa ja estou com um 10 garantido no meu trabalho.

[Responder]

Adorei, tirou algumas de minhas dúvidas *-*

[Responder]

Muito bom,esse blog,tirou todas as minhas dúvidas
*”_(8)

[Responder]

Nossa muito bom esse link,gostei muito,tirou todas as minhas dúvidas.
*”-(8)

[Responder]

muito bom!

[Responder]

Parabéns pelas dicas!

Eu gostei muito do post! Escrevo diversos livros e embora eu já compreendesse na prática o que são esses personagens, eu não fazia ideia de que eles poderiam ser classificados assim.
Tenho uma mocinha e um anti-herói protagonizando minhas histórias.

Enfim.
Tenho uma dúvida!
É necessário ou aconselhável registrar meus personagens na BN? Se sim, quais personagens registro, apenas os protagonistas? E ainda, é necessário ter uma descrição física e psicológica deles ou desenho?

Help me.

Obrigada!

[Responder]

Vanessa Sueroz Reply:

Olá Mayara,

Então… Registro de personagens se refere a personagens de histórias em quadrinhos por exemplo, para livros o aconselhável é o registro do livro como um todo, mas mesmo assim quiser fazer o registro do seu personagem, senão me engano tem que ter o desenho, mas ai você pode confirmar se precisa de mais alguma coisa no site da BN.

Espero ter ajudado

[Responder]

stephor Reply:

parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[Responder]

Muito obrigago… muito bom… estou na oitava serie e ja estou usando este tipo de coisa, que me ajudou muito no meu trabalho de literatura… muito obrigado mesmo………

[Responder]

Olá! Suas dicas foram de muita ajuda, entretanto, ainda tenho muitas dúvidas. Por exemplo; como posso descrever uma situação em si sem torná-la tediante demais?
Isso tem grande importância ou não?

[Responder]

éér…
Ronaaldo !
kkkkkkkkkkkkkk

[Responder]

Tenho vontade de escrever um livro…
Gostei bastante de suas dicas, são muito importantes para quem escreve ou deseja escrever. Aprendi coisas novas lendo o seu blog, enfim, parabéns!

[Responder]

eu queria saber o que é personagem planos,redondos e panos de fundo!

[Responder]

Vanessa Sueroz Reply:

Desculpe esqueci de colocar no texto, vou colocar lá em cima, mas básicamente falando, os personagens planos são os personagens que só tem um defeito ou uma qualidade, são chamados também de caricaturais. Já os redondos são os personagens complexo, com muitas contradições.

[Responder]

deveria ter uma frase de exemplo

[Responder]

Vanessa Sueroz Reply:

Como assim uma frase Victoria? Coloquei alguns links e em alguns casos exemplos em livros poluares.

Em qual tipo de personagem ficou com dúvidas?

[Responder]

Nossa, eu nem sabia que existiam tantos tipos de personagens rsrsrsrs

[Responder]

Comentar