Séries Literárias?! 12


Olá galeria,

Hoje vim discutir um assunto bem polêmico no mundo literário, as séries.

Não é difícil encontrar em uma resenha de série a pessoa dizendo que não lerá por ser série, ou irá esperar sair todos os livros. Então hoje quero saber a opinião de vocês sobre este assunto.

Prós:

  1. Você paga muito menos na série completa do que comprar cada livro individualmente no lançamento;
  2. Você as vezes ama a série no começo e odeio o final, por isso não quer ler antes que tenha todos os livros a venda, para ter certeza que vai gostar;
  3. A história que você gosta dura mais tempo para terminar e você não precisa de despedir dos personagens tão cedo.

Contras:

  1. Quanto uma série começa, quase sempre, você não sabe quantos livros serão, por exemplo, Os Instrumentos mortais era uma trilogia e virou seis livros; House of nigth eu nem comento.
  2. Demora geralmente mais de um ano para lançar o próximo livro da série, ou seja, uma série como Harry Potter, por exemplo você teria que esperar no minimo 7 anos para poder ler um livro que está todo mundo comentando
  3. Você recebe sploiler de séries mesmo sem querer, porque todos estão lendo ou falando dela e você ainda não leu, principalmente se sair o filme.
  4. Mudam as capas no meio da série. Eu odeio quando isso acontece. As editoras simplesmente mudam as capas e você que já comprou acaba ficando com capas em estilo diferentes.

Depois disso tudo eu paro e me pergunto, eu amo ou odeio as séries? Acho que é uma relação de amor e ódio bem intensa. Não dispenso um livro por ser série, mas odeio quando vejo a série inteira pelo valor que paguei em um único livro, ou ter que esperar um bom tempo para lançar o próximo livro e ainda mais um tempo para arrumar dinheiro para comprá-lo. Confesso que quando vou escrever meus livros fico na dúvida se faço séries ou apenas um livro, até o momento tenho optado por um único livro, já que ainda não sou famosa rs

E vocês? Dispensam livros por ser série? Esperam para comprar todos?


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

12 thoughts on “Séries Literárias?!

  • [email protected]

    Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Quando eu gosto muito de uma história, eu não quero que ela termine, esse é o motivo de eu gostar muito de livros com muitas páginas, pois a separação demora mais, risos… Por isso, eu gosto de séries e trilogias.
    Agora, engraçado, quando a série é muito longa, espero lançarem todos para comprar o box. Mas as vezes, eu compro aos poucos, não tem um método, nãos ei explicar, risos… Mas realmente, quando eu vejo a coleção inteira pelo preço de um livro, eu tenho vontade de chorar, risos…..
    também não gosto quando eles mudam a capa, eu fico querendo ter as duas, não vale!!!!
    Adorei sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    [Responder]

  • Gislaine Oliveira

    Oii Vanessa, tudo bem??? Adorei a sua postagem e achei o assunto bem interessante. Então, eu leio séries, mas evito. Claro que já li algumas: Harry Potter, Crepúsculo (trilogia, eca, hahha), 50 tons de cinza (ecaaa, trilogia) e Percy Jackson. E quero ler Jogos Vorazes, Divergente e Encantadas e a saga do Tigre. Ou seja, eu leio. Mas ela precisa me convencer mais do que um livros só entende? Se eu gostar da capa de um livro, da sinopse e de algumas resenhas, vou comprar , ou querer comprar. Mas uma série precisa me convencer. Ela precisa me convencer que eu preciso mesmo ler todos eles entende? Esses dias mesmo, aconteceu algo. Li Perdida, da Carina Rissi. E por sinal, não curti. E aí tem Encontrada e agora vai lançar o próximo. Sério, não precisava disso. Nem vou ler, porque não faz sentido. Mas abandonar algo assim, também é raro pra mim. Não fiz isso nem com 50 tons, kkkk
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    [Responder]

  • Mandy

    Também tenho uma relação de amor e ódio, é bom porque tem mais história, não é preciso se despedir tão cedo dos personagens e do mundo deles. Porém esperar um ano para ser lançado me irrita muito, principalmente porque aí não lembro tudo o que aconteceu no último livro.
    Séries são ótimas e ruins ao mesmo tempo HUSAHSU
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    [Responder]

  • Jéssica Soares

    Oi, Vanessa! Tudo bem?
    Ultimamente a minha relação com as séries de livros está tendendo mais ao ódio do que ao amor. Dois motivos me desanimam muito: o primeiro é o preço. Querendo ou não, os livros de séries chegam a ser mais caros e eu não estou dispostas a ficar esperando todos saírem, gosto de saber logo o que acontece porque minha curiosidade não tem limites! O outro motivo é a necessidade de se ter uma continuação. Já li muitos livros com continuações dispensáveis e agora eu estou abandonando muitas histórias justamente por isso. Esses pontos são fortes suficientes para eu não curtir mais essas séries… Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    [Responder]

  • Catarina

    Dependendo da série eu gosto muito , pois envolve outros personagens . É o caso dos livros da escritora J.R. Ward , Lara Adrian , Bella Andre e também diversas trilogias , na qual eu tenho muita paciência de esperar a publicação no Brasil. Apesar de não ter notícias do próximo livro da série FallenAngels .

    [Responder]

  • Juliana

    Oi, Vanessa! Eu não costumo ler séries antes da publicação do último livro, justamente pelos motivos que você listou nos contras. Além disso, tenho notado uma tendência tanto de escritores quanto de editoras de fazer continuações de livros que, inicialmente, não precisariam ter a história estendida. Talvez seja uma necessidade de explorar o gosto dos leitores por uma história. Talvez seja simplesmente a chegada no Brasil de uma tendência que já existe lá fora há muito tempo… Eu, particularmente, gosto da sensação de terminar o livro e imaginar o que aconteceu depois do fim. Continuações acabam estragando isso, né?

    [Responder]