Ser escritor é… 6


Este post para para aqueles que querem ser escritores. Todos precisam saber algumas verdades sobre a profissão.

Ser escritor é complicado:
– Quando você dizer que é escritor as pessoas vão achar graça e que você não tem uma profissão de verdade
– O povo Brasileiro não esta disposto a pagar para lê-lo, mas adoraria fazer isso de graça.

 

– Não existe certo eu errado, e nem todo mundo vai gostar do que você escreve, e sempre vai ter alguém que vai gostar.

– Não tem uma faculdade, curso ou qualquer coisa que te ensine a ser escritor, mas existem alguns cursos que te ajudam.
– Ninguém te leva a sério. Pode reparar, as pessoas apresentam os filhos, amigos e etc como ‘Este é fulano ele é Médico/Advogado/etc’ Quando se tornar escritor vão te apresentar como ‘Este é fulano’, a menos que você seja um escritor famoso, claro.
– Sua família dificilmente te apoiará nessa escolha de profissão, mesmo que eles amem ler.
– Seus amigos ficam querendo saber se estão no seu livro, ficam chateados se estão, mas também ficam chateados senão estão
– Esqueça você vai batalhar muito antes de ser reconhecido, se um dia chegar a ser
– Livro digitais não contam como publicação, mas pessoas só querem saber dos físicos, como se os outros não tivessem tido o mesmo trabalho para escrever.
– Sua família vai odiar você ser escritor porque dificilmente você vai ganhar dinheiro suficiente para viver somente com seus livros.
– Se você é escritor e romancista é o fim da pica, pior do que ser escritor é escrever romance (para a grande maioria das pessoas)
– Seus amigos não vão comprar o livro, e quando comprarem a mi
noria vai lê-lo, o resto comprou só para te ajudar.

Mas apesar de tudo isso, não vivo sem escrever, sem viver outras vidas, sem dar alegria e romance para outras pessoas, não vivo senão conseguir mudar a vida de alguém pelo menos por alguns minutos ou horas.

Ser escritor não pode ser dito com palavras, só quem é sabe o que significa.

Tenho orgulho de ser escritora e ter minhas 15 fanfics publicadas e meus 3 livros, mesmo que você nunca tenha ouvido falar ou lido uma de minhas frases.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

6 thoughts on “Ser escritor é…

  • Kamilla Evely

    Para ser escritor deve dá muito a cara a tapa, ter muita coragem. Por que realmente a galera não valoriza! Tem muita gente boa no mercado literário desvalorizada, um grande exemplo é o nosso país. Bons escritores não tem o devido espaço que deveriam ter, por que tem aquele preconceito “Ah livro nacional não é bom”, “é chato”, “fico receosa por ser nacional”, esse preconceitos sabe? e isso chega a editora também. É… deve ser difícil. Mas com perseverança se chega lá!

    [Responder]

  • Caroline Teixeira

    Eu tinha vontade de me aventurar e escrever algo, um romance talvez. Dizem que tenho uma imaginação fértil, mas não considero uma tarefa fácil. Cada um tem um refencial, e como você mesmo citou, nem todos vão gostar do que você vai escrever.
    Se eu for mesmo tentar, vai ser mesmo por lazer. =D

    [Responder]

  • Lucas Bispo

    Olá Nessa! Achei um belo desabafo esse post. Você relatou todas as impressões e ponto de vistas que as pessoas tem em relação aos “escritores”. É difícil mesmo publicar livros no Brasil. São N fatores. É preciso ter uma boa história, contatos, etc. É complicado mesmo, e ser escritor é preciso ser levado também como um hobbie, por causa da forma como o brasileiro o vê. Admiro muito os que põe a cara a tapa e seguem seus sonhos.

    Beijão, Lucas!
    ESCONDIDOS NO LIVRO

    [Responder]