Revisão 17


revisao_d_textosOlá queridos leitores e autores,

Hoje vim falar um pouco sobre o processo de revisão do livro, que começa com o autor e termina com a editora.

Depois de algum tempo conversando com alguns leitores vi que muitos culpam as editoras pelos erros nos livros e muitos outros culpam a autor, mas afinal de quem é a culpa? Como resolver o problema?

Primeiro coisa que devemos saber é que não adianta avisar o autor ou a editora que o livro possui erros e não dizer quais erros, que página ou parágrafo, e depois nós leitores não podemos esperar que depois disso a editora ou autor sai correndo, retire todos os livros de circulação, reimprima tudo só para consertar um erro de português ou digitação, que as vezes infelizmente encontramos no livro. Isso é claro, quando falamos de livros impressos, com ebooks a coisa é um pouco mais simples.

Mas afinal como funciona o processo de revisão?

Os autores

Quando um autor termina de escrever um livro, uma coisa todos podemos ter certeza, têm erros de português, têm erros de digitação e de concordância. Isso é normal. Ninguém consegue de primeira escrever um texto sem um único erro. Pense o seguinte, se quando escrevemos uma redação de 20 linhas já temos que revisar e corrigir o que encontramos, é claro que um livro de 300 páginas terão muito mais erros.

Assim que o livro é concluído é recomendado que o autor revise o mesmo no mínimo duas vezes com as seguintes intenções: localizar e corrigir erros de gramática e melhorar o texto.

Um texto sempre tem algo para melhorar, uma palavra mal colocada, uma frase fora do lugar, um ponto de vista e assim por diante. É nesta hora que o autor não pode ter medo de alterar seu texto e mudar o que for necessário, e claro, se possível já corrigir o máximo de erros possível no processo.

Claro que ninguém espera que o texto já saia dali pronto para publicar, afinal todos nós temos vícios de linguagem e de escrita, um exemplo, se você sempre escreve casa com ‘Z’ ao invés de com ‘S’ mesmo que você leia a palavra mil vezes vai achar que está certo e não irá corrigi-la. O mesmo ocorre com uma pontuação, e etc.

Então você autor não se desespere quando seu revisor devolver seu livro com vários risquinhos em vermelho da correção. Isso é completamente normal.

As Editoras

Uma editora espera que o livro não tenham tantos erros, afinal, se a pessoa mais erra do que acerta e coisa está bem complicada. Então um dos critérios das editoras ao aceitar um livro é se têm muitos erros de gramática ou se tem um número considerável.

Sempre, eu disse SEMPRE, a editora deve fazer uma revisão do texto. Em editoras pequenas a revisão é feita por um freelance ou um único profissional da editora inteira, e infelizmente as vezes este profissional não é tão bom, por isso encontramos livros com tantos erros. Já vi casos do próprio revisor gerar erros que não existiam no livro.

As editoras maiores muitas vezes deixam vários revisores, geralmente um faz a revisão inicial e um outro, algumas vezes, dois outros revisores, fazem a revisão final para ter certeza que nada passou, afinal, o revisor também é um ser humano e pode deixar passar alguma coisa as vezes.

Somente depois da revisão da editora é que o livro é encaminhado para a diagramação, onde infelizmente caso o diagramador pode vir a gerar algum erro de separação de silabas e coisas do tipo.

Quem culpar pelo erro?

Na verdade essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida, afinal, o autor escreveu errado e a editora falhou na revisão. Então quem está errado?

Eu gosto de falar que todo mundo está errado e todo mundo está certo.

O Autor não é perfeito e vai deixar algumas coisas passarem.

A Editora pode ou não ter dado a devida atenção para a revisão do livro.

O revisor não é perfeito e pode deixar algumas coisas passarem.

Geralmente quando o livro é independente a culpa é do autor/revisor, afinal, não temos uma editora envolvida. Quando o livro possui uma editora, mesmo que pequena geralmente culpamos a editora/revisor, pois ela é responsável por garantir que nenhum erro passe a diante.

 O que fazer quando achar um erro no livro?

Leitor:

  • Avise a editora, mas dê todas as informações. Não adianta chegar e falar “o livro tem erros horríveis” e só. Tem que dizer algo mais concreto, afinal, você pode estar vendo um erro onde não têm. Tente dizer os dados do seu livro, como edição, para que a editora sabia se esse erro já foi corrigido, indique a página do erro, o parágrafo e quando possível, até mesmo a linha incorreta, afinal, a editora têm muitos livros para saber do que você está falando.
  • Avise o autor, caso o livro seja independente. Passe todos os dados possíveis, página, erro e etc, para que ele possa conversar com seu revisor e verificar o problema.

Autor:

  • Caso identifique um erro no seu livro e ele ainda não foi impresso, basta correr e avisar o responsável para que o erro seja corrigido. Sua editora ficará feliz se você puder evitar o pior, então não tenha medo de avisá-los do problema.
  • Caso identifique um erro no livro depois de impresso ou se algum leitor te avisou do erro, infelizmente não há muito o que fazer. Avise a editora ou corrija o erro para que nas próximas edições do livro ele já não esteja presente. Se seu livro for um ebook, republique o ebook em todas as livrarias o quanto antes.

Os erros serão corrigidos?

Sim, todos os erros que o autor/editora tiverem conhecimento serão corrigidos na próxima edição, mas infelizmente seu livro ficará errado e todos os outros livros daquela mesma edição. Então não adianta falar para ninguém não comprar o livro porque ele tem um erro de português, afinal, se o livro não vender ele não terá outra edição e o problema não será corrigido.

Sempre pedimos para o leitor não fazer uma tempestade em copo d’agua quando localizar um erro desses. Contate os responsáveis o mais rápido possível e aguarde. As vezes um erro para você é muito e para outra pessoa pode passar despercebido, então não prejudique a imagem do livro/autor/editora por pouca coisa. É uma situação chata, porém com a nossa ajuda (leitores) podemos facilmente terminar com o problema.

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

17 thoughts on “Revisão