Público Alvo 3


publico-alvo-logotipoVocê que esta começando a escrever já parou para pensar por alguns instantes em qual realmente é o seu Público Alvo? Jovens, adultos, crianças, Idosos, pais, e etc. Todo livro tem um público alvo especifico, alguns mais abrangentes outros mais restritos, mas todos têm um público alvo definido. Se o seu ainda não esta muito bem definido é melhor pensar nisso o quanto antes.

Existem várias maneiras de classificar e escolher seu público alvo: idade, sexo, profissão, lugares que frequenta, classe social e
muitos outros. Você precisa ter seu público definido para poder saber que direção da história e como escrever seu livro. Não adianta querer escrever um livro para criança usando uma linguagem mais complicada, e muito menos escrever para jovens usando um texto mais narrativo e cansativo, e nem pense em escrever para adultos usando gírias e padrões jovens na sua escrita.

Alguns livros são tipicamente voltados para um público “X”, porém nem sempre isso é verdade, por exemplo, um livro de romance geralmente é voltado para o público feminino, não que um homem não possa ler ou não vá gostar, mas pode ter certeza que pelo menos 90% dos leitores serão mulheres. O que você pode fazer é tentar adaptar seu livro para uma leitura mais unissex, o
que pode não ser tão simples assim. Quanto mais jovens os leitores, mais difícil de agradar ambos os sexos em um único texto.

Aqui vai algumas dicas para te ajudar a escolher um público alvo adequado ao seu texto:

Infantil

Ao escrever livros infantis além de tomar cuidado para que o livro não fique muito grande, pois a criança não assimila tanta coisa e não tem paciência, tem que tomar cuidado com o que se escreve, além de ter o cuidado de sempre escrever coisas construtivas e educativas temos que revisar bem o texto para não ficar nada que não seja adequado para a idade da criança (isso inclui pais super protetores), então não tente colocar cenas mais elaboradas no seu texto.

Quanto mais simples e fácil de entender melhor e não se esqueça de abusar da criatividade da criança, isso vai fazê-la prestar mais atenção no livro e principalmente nas figuras do livro, afinal geralmente nessa idade as figuras tem muita importância.

Mesmo estando decidido a escrever para o público infantil a idade da criança irá influenciar muito no seu texto e existem classificações dentro do próprio público infantil, crianças até 6 anos, de 6 a 8, e assim por diante. Então não basta decidir escrever para o púbico Infantil, tem que decidir para que idade aquele livro será voltado, afinal crianças de 4 anos e de 8 não tem a mesma mentalidade e não gostam das mesmas coisas na maioria dos casos.

Infanto – Juvenil

Esse é um público que muitos escritores gostam, eles estão entre os adolescentes e as crianças, bem naquela faixa difícil que você não é criança e nem adolescente.

Livros para esse público não são complicados, já podem abusar mais de cenas cotidianas e uma linguagem um pouco mais padronizada e não precisamos de tantas coisas educativas no texto para os pais aprove seu livro, aqui o leitor já tem vontade própria e começa a escolher que livros quer ler.

Meninos e meninos ainda são bem divididos e seu texto tem que ser muito bem escrito e ter uma história bem abrangente para agradar aos dois públicos, então algumas vezes compensa definir se você quer um público mais feminino ou masculino antes de escrever, por que um texto mal colocado pode não agradar a nenhum dos públicos.

Juvenil

Aqui o leitor já tem total autonomia sobre o que quer ler e já sabe o que o agrada, então não vai nem chegar perto de um livro que o título ou a capa não lhe agradem (na maioria dos casos) e geralmente já sabem o que procuram.

Com este público a atenção no texto tem que ser muito maior, geralmente são os leitores mais fáceis de conquistar e de perder também, afinal muita coisa os agrada e muita coisa eles detestam. Geralmente eles gostam de textos rápidos e cheios de reviravoltas.

Infelizmente o sexo do leitor ainda esta divido, homens gostam mais de aventuras e mulheres de romances, mas nada que uma boa aventura com pitadas de romance não revolvam seu problema.

Com esse público já podemos abusa de gírias e coisas cotidianas, assim como também podemos usar uma linguagem mais padrão e um texto bem mais elaborado.

Sua única preocupação na hora de escrever será basicamente com a história em si, por que é isso que ai fazer seu público gostar ou não do seu livro. Esse público geralmente não está interessado se você usa padrões formais da língua ou se usa gírias, se aquele contexto é ou não possível, e de onde vêm as informações do livro, a única coisa que geralmente eles procuram a diversão. E não se engane, estamos falando de adolescentes, de jovens de uns 14 até uns 19 anos, aqui eles já pensam por si e não gostam de nada que contraria suas ideias e ideais.

Adultos

Agora vamos para um público um pouco mais exigente com o texto, narrativa e história, mas apesar de serem bem mais exigentes com o livro
em geral, eles já não se dividem em um público masculino e feminino, a não ser é claro que você escreva um romance histórico ou coisa parecida, ai não tenha dúvidas que os homens na grande maioria vão preferir não ler seu livro.

O público mais maduro gosta de histórias mais complexas, que tenham um envolvimento direto com sua vida e seu dia – a –dia ou simplesmente uma história de fantasia onde possa simplesmente se distrair, mas não confunda e tente misturar os dois (fantasia com cotidiano), pois provavelmente seu texto vai ficar mais fraco do que o esperado, a não ser, é claro, que a história seja muito boa.

Cuidado para não utilizar gírias e afins com livros voltados para esse público, dificilmente eles vão gostar, mas claro que existem suas
exceções.

Apesar desse público, nos dias de hoje, se concentrar mais em Auto-Ajuda ainda é possível conquista-los com outros gêneros e histórias,
alguns até mesmo gostam de livros voltados para o público jovem, então às vezes vale a pena arriscar.

Cuidado com falhas no seu texto, adulto geralmente são muito mais perceptivos do que as crianças e jovens e provavelmente se você deixou
alguma coisa escapar ele vai encontrar e dependendo do leitor, isso pode estragar totalmente a sua história.

Gêneros

Alguns públicos não se dividem em idade e sim em gênero literário como no caso da literatura fantástica que agrada geralmente do
público infanto-juvenil até os adultos, apesar de ter um público bem mais abrangente esse tipo de história é mais difícil de ser comercializado para o seu primeiro livro, pois geralmente vem acompanhado de sequencias e na grande maioria os livros ficam enormes e o que aumenta o preço para o leitor.

Alguns gêneros infelizmente ainda sofrem grande preconceito, como, por exemplo, os Romances. Dificilmente você vai encontrar homens os
lendo, ou mulheres lendo sobre guerras, por exemplo.

O gênero do livro pode influenciar diretamente na escolha do leitor. Algumas pessoas não se importam se o livro é para jovens, adultos ou
infanto-juvenis, simplesmente gostam de Comédia, por exemplo, e leem o livro sem se importar com a faixa etária destinada, isso acontece principalmente quando o leitor esta transitando de uma faixa literária para outra.

O mesmo pode acontecer ao contrário, algumas pessoas não gostam de drama ou de fantasia então mesmo se o livro tiver uma boa crítica
esse leitor vai preferir não lê-lo, ao menos que tenha uma boa indicação de um amigo, ou alguma coisa que o faça mudar de ideia.

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

3 thoughts on “Público Alvo

  • david

    ótimas dicas, Só to confuso um pouco se é apropriado escrever pro público da sua idade, ou se n tem nd a ver

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Oie David,
    Eu sinceramente acho que não tme nada haver escrever para pessoas da sua idade, melhor que pelo menos você já sabe como pensam e o que esperam rs

    [Responder]