Prepare seu livro para as editoras 10


preparar_seu_livroOlá queridos,

Tenho recebido muitos e-mails de autores iniciantes com dúvidas de como organizar o livro para enviar para as editoras.

Este item de longe é um dos mais complicados de explicar, porque cada editora tem uma preferência de como quer este material, antes de tudo vale lembrar que temos vários tipos de editoras e cada uma delas acaba tendo um padrão mais ou menos rígido. – Mais sobre editoras.

As editoras Independentes costumam ter um padrão muito menos rígido, praticamente o autor pode enviar como preferir, geralmente até mesmo por e-mail e elas cuidam do resto, afinal você está pagando para que elas façam isso. Sem contar que a procura de autores para estas editoras tende a ser menor, tirando alguns casos que os autores não sabem que determinada editora segue este padrão de publicação.

O problema realmente se encontra nas editoras financiadoras, elas são bem mais exigentes, e infelizmente não tem como dizer o que é certo ou errado. Vale o autor verificar com a autora especificamente o que ela deseja receber e adaptar seu livro para isso.

Por exemplo, algumas editoras só recebem por e-mail, outras só recebem impresso, umas tem especificação do tamanho e estilo da fonte, outras não se importam.

As editoras de grande porte SEMPRE têm um padrão de envio, e normalmente você consegue este padrão por e-mail (diretamente com a editora) ou no próprio site dela.

Existem ainda editoras que pedem até mesmo a cópia do seu registro na BN para que possa ler seu original. A grande maioria pede um breve currículo seu – lembre-se que é um curriculum referente ao seu livro e não sua profissão e empresas que trabalhou.

Algumas editoras como a Rocco, por exemplo, tem até mesmo solicitação de espaçamento de linha, páginas rubricadas, contrato de confidencialidade e etc. Outras como a Novo Conceito pedem que envie Resenha e Sinopse pelo site e somente se tiver interesse você terá que enviar o livro.

Vale lembrar que quando estamos procurando uma editora temos que saber o que estamos buscando:

  • A editora publica livros nacionais?
  • Qual a frequência?
  • Publica autores ‘desconhecidos’?
  • Quanto pagam de direito autoral?

Quanto mais vantagens você tiver em publicar com eles, mais regras terão para enviar o livro.

Depois de ter falado tudo isso ainda terá pessoas que dirão: ‘Vanessa você não respondeu minha pergunta. Como envio meu livro’?

Não tem jeito certo e errado, mas é sempre aconselhável quando não encontrar as regras da editora ou a mesma não tiver regras, seguir um padrão mais profissional:

  • Fontes legíveis: geralmente utilizamos Times e Ariel
  • Tamanho de fonte razoável: não imprima o livro em tamanho 6, pois não conseguiram ler, e não adianta imprimir no 20 que irão rir da sua cara. Mantenha o padrão, 11 ou 12.
  • Espaçamento: muitas editoras não se importam, então pode enviar no espaçamento simples, porém fique atento, pois algumas exigem o espaçamento duplo.
  • Sinopse/Resenha: Envie algo simples e objetivo, mas verifique se a editora não pede um número especifico de caracteres. 90% das editoras dispensam seu livro neste ponto.
  • Capítulos: hoje todas as editoras pedem que envie os títulos dos capítulos, com isso eles avaliam o andamento da sua história.
  • Encadernação: sempre encadernar seu livro quando enviar impresso. Isso impede que a editora perca páginas ou tenha problemas para lê-lo.
  • Organização: tenham em mente que isto é um livro, ou seja, deve seguir o mesmo padrão de todos os livros que vocês conhecem: Capa com título e dados do autor, folhas de rosto, dedicatória, capítulos, texto e etc.

Qualquer dificuldade que eles encontrarem para ler seu original irão descarta-lo.

*Lembrem-se que as regras mudam constantemente e de editora para editora. Cuidado ao pegar as regras em outros sites que não sejam os da editora, pois podem estar desatualizados.

Saiba mais sobre Publicação do seu livro.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

10 thoughts on “Prepare seu livro para as editoras