Porque a editora recusou meu livro? 17


Olá queridos,

Qual autor nunca teve um livro rejeitado?

O que fazer quando isso acontece?


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

17 thoughts on “Porque a editora recusou meu livro?

  • Tamires

    Oi, Vanessa, tudo bom?

    Adorei o vídeo. Eu estou escrevendo um livro, então suas dicas foram muito importantes para mim.
    Eu nem estou tão preocupada se vão ou não aceitar publicar, eu sei que as chances são mínimas, mas vou tentar. Se não der certo eu publico na Amazon mesmo.

    Vou prestar bastante atenção na sinopse para ele vender bem o livro! 🙂

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    [Responder]

  • Gislaine Oliveira

    Oi Vanessa, tudo bem? O tema é bem complicado mesmo sabe 🙁
    O único livro que eu cheguei a enviar para editoras foi Os Sonhos de Rita. E ele foi aceito por todas. Mas não é só ser aceito. É a proposta de publicação que as vezes – quase sempre – não compensa para o autor. Sinceramente, hoje em dia, não procuro por editoras. Tenho dois pés e suas mãos atrás com eles. E também não confio no julgamento de um editor. por que o julgamento deve vir por parte dos leitores. Quem é o editor para falar se o livro é bom ou ruim? Aliás, ninguém pode falar isso. O que pode ser dito é que o livro para tal pessoa, na sua opinião é ruim. Mas gosto é gosto, então isto é muito relativo.
    Então não fico me prendendo a uma opinião para publicar, entende?
    Sem falar que como você disse, a editora quer livro comercial. Livro que tem potencial de venda. Não importa para eles, se é bom ou ruim. Importa se vai vender. O mercado editorial é um mercado, como todos os outros. É um negócio.
    Acho sim, que quem sonha em publicar com uma editora, deve correr atrás. Mas nós autores, não precisamos mais das editoras faz muito tempo =D
    Um beijão
    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    [Responder]

    Gislaine Oliveira Reply:

    kkkk, não sei por que foi o link do blog errado kkkk http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    [Responder]

  • Daniela Silva

    Oi Vanessa!
    Adorei seu vídeo! Não sou escritora de livros, escrevo apenas fanfics mesmo hahaha Mas achei muito útil seu post! Além dos fatores pequenos, vejo que acontece muito de as editoras darem preferência á livros de autores famosos. No ano passado li um livro, de um Colírio da Capricho, que, mds, que livro ruim! Era uma estória muito cansativa, com apenas conflitos do dia-a-dia de uma pessoa comum mesmo, escrita de forma repetitiva e enjoativa. Me revolta porque, como você mencionou o Wattpad, há muitos livros não só lá como na Amazon também, que muitos autores disponibilizam por preços baixíssimos o e-book, com estórias mil vezes melhores e quase ninguém conhece, ou nenhuma editora quer publicar. Infelizmente as editoras costumam querer apenas lucro em vez de qualidade. =/
    A mensagem final foi ótima, o importante é não desistir e tentar fazer o seu melhor. 🙂
    beijos ♥
    nuclear–story.blogspot.com

    [Responder]

  • Mirelle

    Infelizmente isso é mais comum de acontecer do que se imagina e, querendo ou não, devemos nos lembrar que Editoras são empresas e que livros são produtos, então elas lidam com isso como qualquer negócio que, para eles, deve ser lucrativo e atrativo. Entretanto, o autor não pode esmorecer e se este é o seu sonho, deve seguir o caminho independente das dificuldades que encontrar, até porque, publicar por Editora pode ser um sonho, mas não é a única opção. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

    [Responder]

  • Garota em Apuros

    Oi Van!
    Adorei , adorei de verdade suas dicas
    vou usar quando terminar de escrever :33
    agora entendi um pouquinho mais também
    nao sabia que tinha essa de moda 😮 mas pensando bem… ta mesmo né?:o
    Esse negocio me lembrou “Um bestseller pra chamar de meu” que a mocinha deixa de lado e depois publica o livro hehehe
    e verdade… o não a gente já tem, só ir atrás do sim 😀
    Adoreeeeeeeeeei!

    Um beijo!
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

    [Responder]

  • Silviane Casemiro

    Ooi! Gostei do seu vídeo, acho que ele pode ser bem esclarecedor para quem está um pouco perdido no assunto. Realmente o “não” a galera já tem, então para mudar isso basta ir atrás e tentando de todas as formas. Com plataformas como o Wattpad fica mais simples de fazer uma divulgação (não necessariamente do livro em sim, mas pode ser de contos e cronicas).
    Esses dias vi um video do editor da Novo Conceito onde ele fala sobre os procedimentos deles para ler manuscritos e como fazer para enviar e etc… Seria bem legal se todas as editoras fizessem algo do tipo para esclarecer de forma mais simples.

    Beijos.

    [Responder]

  • Raquel Machado

    Oi Vanessa,
    Tudo? Adorei o vídeo e veio bem a calhar para meu momento. Eis que fui para Bienal bem feliz e faceira com a proposta do meu novo livro em mãos cheguei na editora e fiquei sabendo que eles tinham um padrão de proposta…Affs…juro que tive vontade de chorar, porque eu não moro no RJ e não ia conseguir ajeitar para levar para lá novamente então me pediram para enviar por e-mail sera que vale a pena??? Enfim se puder dar uma passadinha lá no blog hoje tem um super post sobre a Bienal e sorteio.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Raquel,

    Infelizmente quase nenhuma editora recebe originais em eventos. A maioria recebe ou por e-mail ou correio, dependendo da sua politica. E você deve se atentar se a editora esta em ‘época de receber originais’ que geralmente acontece alguns meses no ano.

    [Responder]

  • Ariane Reis.

    Oie Vanessa =)

    Ótimo vídeo! Tive essa conversa ontem com uma amiga minha, que o mercado editorial no Brasil é um pouco “injusto”. Tem muito autor bom que leva anos para conseguir publicar enquanto muitos youtubers só por que tem milhões de seguidores conseguem assinar contrato com editoras grandes.

    É complicado viu … o jeito é não desistir mesmo 😉

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Me sinto injustiça com esses livros de Youtubers mesmo. Muitos nem tem o que falar e os que li achei bem fraco, mas fazer o que! São poucos livros nacionais publicados, ganha quem tem mais ‘nome’.

    Mas desistir jamais!

    [Responder]

  • cila-leitora voraz

    Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Eu não sei qual é a sua fé, mas na minha, acredito sinceramente que não devemos desistir de nossos sonhos. Se for para acontecer, existe uma hora certa, por isso corra sempre atrás!!!!!! Independentemente disso, achei suas dicas valiosas, nunca tinha escutado ninguém falando sobre isso. Eu não sou autora e nem pretendo ser, mas torço por vocês. O vídeo ficou ótimo!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Cila,
    Acho que o importante é não desistir e sempre tentar melhorar.
    O tema é bem polêmico, mas os autores precisam saber que não é tão simples, enviar um livro e ser publicado, tem que pesquisar qual editora é melhor, fazer uma boa sinopse e etc.

    [Responder]