Os sete pecados capitais do Escritor 12


Os Sete Pecados Capitais na Literatura – Saiba como evitá-los (ou não!)

1) Avareza – Nunca, mas nunca mesmo, decida se tornar escritor por causa de dinheiro. Ele é escasso nessa área e nunca vai ao encontro de quem o procura. Ame suas histórias e deixe o resto de lado.

2) Ira – Aceite as críticas. Se alguém lhe diz que você não é bom, isso não é necessariamente verdade. Quando TODOS lhe dizem que você é bom, dificilmente você realmente é. Críticas devem ser verdadeiras, pois só assim podemos crescer com elas.

3) Luxúria – O apego e valorização à sua obra são fundamentais, afinal ela é uma extensão do autor, e o principal canal de comunicação entre ele e seu leitor, mas cuidado com o excesso. Muitos autores costumam se deixar levar ao primeiro sinal de sucesso.

4) Soberba – Ninguém escreve um livro sozinho. Há todo um processo entre a entrega do original e a versão que chega às livrarias e ao público. Respeite os outros profissionais e ouça seu editor. Ele é o principal interessado em fazer sua obra vender bem.

5) Inveja – Não cobice o sucesso dos outros. Todos temos nossa hora. Querer o que é dos outros é a forma mais fácil de perdermos foco em nós mesmos. O mercado é vasto e em grande parte inexplorado. Escreva e seja feliz, tanto por suas conquistas como pelas conquistas dos outros.

6) Preguiça – Escrever é humano, editar é divino. Saber disso é meio caminho andado. Não há autor no mundo que tenha publicado sua primeira versão direto. Sempre é necessário mudanças. Reescreva. Não há vitória sem sacrifício, até porque, se houvesse, não seríamos capaz de saboreá-la, não é mesmo?

7) Gula – Ficou por último por ser o pecado que todo escritor DEVE cometer. Escreva sem parar. Escreva como se você fosse usar todas as palavras desse universo e não deixar nada para ninguém mais. Leia com o mesmo entusiasmo. Nossas inspirações são sempre semeadas pelas inspirações dos outros. O segredo é tornar aquilo novo e diferente, para que seja, afinal, só seu.

 

Quais vocês cometem? Eu cometo vários! Luxúria,Preguiça,algumas vezes inveja, e tinha a gula, agora estou me controlando.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

12 thoughts on “Os sete pecados capitais do Escritor