Os Sete Pecados Capitais na Literatura – Saiba como evitá-los (ou não!)
1) Avareza – Nunca, mas nunca mesmo, decida se tornar escritor por causa de dinheiro. Ele é escasso nessa área e nunca vai ao encontro de quem o procura. Ame suas histórias e deixe o resto de lado.
2) Ira – Aceite as críticas. Se alguém lhe diz que você não é bom, isso não é necessariamente verdade. Quando TODOS lhe dizem que você é bom, dificilmente você realmente é. Críticas devem ser verdadeiras, pois só assim podemos crescer com elas.
3) Luxúria – O apego e valorização à sua obra são fundamentais, afinal ela é uma extensão do autor, e o principal canal de comunicação entre ele e seu leitor, mas cuidado com o excesso. Muitos autores costumam se deixar levar ao primeiro sinal de sucesso.
4) Soberba – Ninguém escreve um livro sozinho. Há todo um processo entre a entrega do original e a versão que chega às livrarias e ao público. Respeite os outros profissionais e ouça seu editor. Ele é o principal interessado em fazer sua obra vender bem.
5) Inveja – Não cobice o sucesso dos outros. Todos temos nossa hora. Querer o que é dos outros é a forma mais fácil de perdermos foco em nós mesmos. O mercado é vasto e em grande parte inexplorado. Escreva e seja feliz, tanto por suas conquistas como pelas conquistas dos outros.
6) Preguiça – Escrever é humano, editar é divino. Saber disso é meio caminho andado. Não há autor no mundo que tenha publicado sua primeira versão direto. Sempre é necessário mudanças. Reescreva. Não há vitória sem sacrifício, até porque, se houvesse, não seríamos capaz de saboreá-la, não é mesmo?
7) Gula – Ficou por último por ser o pecado que todo escritor DEVE cometer. Escreva sem parar. Escreva como se você fosse usar todas as palavras desse universo e não deixar nada para ninguém mais. Leia com o mesmo entusiasmo. Nossas inspirações são sempre semeadas pelas inspirações dos outros. O segredo é tornar aquilo novo e diferente, para que seja, afinal, só seu.
Quais vocês cometem? Eu cometo vários! Luxúria,Preguiça,algumas vezes inveja, e tinha a gula, agora estou me controlando.
HAHA, adorei a ideia do post!
A primeira dica é extremamente importante! XD
“Escrever é humano, editar é divino.” Concordo! rs. Gosto muito da profissão de editor… *-*
Beijos!
[Responder]
adorei as dicas Vanessa, muito sábias e verdadeiras.
bjus
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
[Responder]
Todos os autores deveriam ver este post, muito legal.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books
[Responder]
Muito legal essa tag
ninguem escreve livro sozinho mesmo
Beijos
http://www.jessicarcoelho.com
[Responder]
Excelentes dicas!
Todos os autores deveriam ler, porque tem alguns esquecendo de seguir essas dicas básicas, viu? 😡
Um beijo,
Luara – Estante Vertical
[Responder]
Confesso que tenho sempre um pouquinho de preguiça no começo, mas quando começo não paro mais então acho q não estou tao ruim 🙂 kkk
Boa dicas !
[Responder]
Haha, adorei o post.
Eu escrevo algumas baboseiras, ótimas dicas.
Pecar nunca mais.
[Responder]
Oi amiga, sábias palavras, vc disse tudo heimmm..
Adorei muito!!
Vc escreve muito bem..
Beijos Mila
[Responder]
Adorei os pecados. Acho que o principal é escapar da ira, pois críticas sempre são positivas para o nosso trabalho, a inveja, pois você deve concentrar em seu trabalho e a preguiça, que com certeza é algo que atinge a quase todos né? Quem nunca? Morreu de preguiça de escrever ou reescrever alguma coisa? haha
Beijinhos
Segredo de um Mundo
[Responder]
ME AMARRO nessas tags!
*-*
bjss
[Responder]
Vanessa, achei muuuito legal essa tag. Na verdade eu acho que isso mais um texto que deveria ser passado pra todos os leitores. Vejo muitos deles cometendo uns pecados indesejados por aí haha
beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/
[Responder]
Gostei bastante da tag
Ótimas dicas
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
[Responder]