Olá queridos,
Quem gosta de histórias verídicas e dramáticas?
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634173
Ano: 2014
Páginas: 400
Contra – Capa: Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo… O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho… o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança.
Resenha:
Este livro se passa em 1983, durante o Holocausto, e nele conhecemos Mika, que resolve contar para o seu neto como ele mudou um pouquinho do mundo de trouxe esperança em um lugar onde todos acreditavam apenas na morte certa.
Em meio ao caos da época, Mika acaba herdando um casaco de seu avô, um casaco que ele não tirava do corpo e andava para todos os lados. Mal sabia ele que o casaco tinha muito segredos e mistérios, pois a cada oportunidade seu avô colocava mais um bolso nele.
“Em 1938 nós ainda podíamos caminhar livremente pela cidade, um lugar onde a cultura judaica florescia. Era uma bela cidade, nossa cidade. E tudo aquilo logo terminaria de maneira Brutal.”
Mika oi descobrindo um mundo novo dentro do casaco do avô. Um mundo de pedaços de tecidos, cabeça de papel machê e vários fantoches que poderiam ganhar vida. Meio tímido e tentando arrumar o que fazer com seus longos dias, Mika resolve fazer pequenas peças para a sua família, mas a coisas começa a crescer e ele começa a se apresentar para amigos, famílias e crianças doentes, com isso por alguns minutos as pessoas conseguiam esquecer a guerra e se concentrar nos bonecos.
“ Em 29 de setembro, após um mês de bombardeios que deixaram a cidade em ruínas chamuscadas e sem água para combater os incêndios, Varsóvia se rendeu.”
O livro é dividido em três partes, a história de Mika, A jornada do Príncipe (boneco) – que é quando os soldados são levados para Sibéria e a última parte quando todos voltam para casa.
“Mais do que pão, a poesia é necessária em épocas em que não há nenhuma necessidade de ouvi-la.”
Apesar de não ser meu estilo de livro e ser em meio a uma guerra e sofrimento a autora tenta mostrar que é possível ter alegria e esperança para ter forças e continuar lutado.
Um ótimo livro para quem gosta de um bom drama.
Oi Vanessa, eu não gosto de jeito nenhum de livros que tem algum ponto falando de guerra, já vivemos em um mundo que esta cheio delas e nos livros também abordam esse tema, ai não da né.
Abçs 🙂
[Responder]
Já havia ouvido falar deste livro e ele realmente parece ser mto lindo e tocante.
Ele é bem parecido com O menino de Pijama listrado, n sei se foi propositalmente…
A capa é mto bonita e a sinopse interessante. Dá vontade de ler!
[Responder]
Eu gosto de drama e principalmente do assunto ‘holocausto’, invariavelmente me emociono com estas histórias…ainda não li o meu exemplar, na verdade ele ficou meio esquecido no meio de tantos livros que chegaram depois dele, mas agora que vi a sua resenha, deu vontade de puxá-lo da estante.
Beijo, Van – Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
[Responder]
Esse livro me lembra muito O Menino do Pijama Listrado, até a capa. Apesar de ter amado esse livro odeio obras que tentam vender em cima de outras.
memorias-de-leitura.blogspot.com
[Responder]
Oi Van! Eu gosto de livros passados em época de guerra, então acredito que vá gostar deste, assim que sair da minha fase de leituras de romance eu vou conferir.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
[Responder]
Oiee ^^
Eu gosto bastante de livros dramáticos e mais ainda dos que falam sobre a Segunda Guerra Mundial e coisas do tipo, então com certeza leria esse livro. Gostei da resenha 🙂
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
[Responder]
Olá,
Gostei da sua resenha, me interessei pelo livro.
Bem legal, não leria agora, mas está na minha lista rs.
Beijos
http://leituradelua.blogspot.com.br
[Responder]
Oi Vanessa,
Então minha mãe leu esse livro e adorou. Eu achei interessante porém devo confessar que não faz bem meu estilo rsrs. Enfim queria te convidar a dar uma passadinha lá no meu blog quando puder fiz um post mega especial hoje,
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/09/divulgacoes-do-vinganca-mortal.html
[Responder]
Oi Van, não tenho nenhum interesse em ler este livro e tb posso dizer que não tenho interesse em ler nenhum livro que tenha como pano de fundo o Holocausto.
Parabéns pela resenha ^^
Beijos Mila
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-instituicao-para-jovens.html
[Responder]
Eu estou louco para ler esse livro. É exatamente o meu tipo de obra.
M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/ – Participe do nosso top comentarista de setembro
[Responder]
Ola, Van. tudo bem?
Gostei hein. Gosto dos livros que contam esse tempo tão difícil. Com certeza o livro é fantástico.
Ja entrou para minha lista.
Beijos, e parabéns pela resenha.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
[Responder]