Monte seu livro Independente 5


Primeiro de tudo se você já decidiu pagar para publicar seu livro (O que todos os autores fazem com o seu primeiro livro já que as editoras não dão uma chance para autores novos) faça vários orçamentos em editoras por demanda e até mesmo gráficas.

Para não ser enganado quando for tentar a publicação há algumas coisas que você deve saber:

Capa

 Diferente das editoras grandes, você não é obrigado (a) a fazer a capa com a editora, você pode desenhar a capa ou pedir para um amigo fazê-la, assim como pode pedir para um profissional, porém se a capa não ficar boa à editora vai se recusar a publicar seu livro e vai querer cobrar mais caro para fazer a capa depois, então tenha certeza que a pessoa que vai desenha-la saiba o que esta fazendo.

Para fazer a capa existem coisas que você deve levar em consideração:

Sangria: Toda capa tem sangria, veja com a editora de quanto ela vai precisar.

Sangria é basicamente em espaço a mais no desenho que na hora de fazer o corte ira aumentar, para não ficar um espaço e branco na sua capa.

 Lombada: Lombada é o nome dado a lateral do livro, onde geralmente temos o nome da obra, autor e algumas vezes a editora. O tamanho da lombada depende muito do número de páginas e espessura da mesma.

Orelhas: Nem todos os livros possuem orelhas, então se você quiser que o seu tenha terá que solicitar para a editora.

As orelhas são a parte da capa interna, onde geralmente encontrados os dados do autor e resumo do livro. Elas podem geralmente tem tamanho ou de 7 cm ou de 5cm. O desenho da orelha é obrigação de quem irá desenhar a capa.

Textos: Os textos da capa em geral como, por exemplo, Nome da Obra, nome do Autor, Editora, Resenha da contra capa, Resenha da orelha, Dados do Autor, ISBN são dividas a responsabilidades dependendo da editora.

Geralmente os itens como Nome da Obra, nome do Autor, Editora ficam sobre responsabilidade do desenhista da capa.

Resenhas e dados do autor geralmente são obrigação do autor fornecer para o capista ou editora.

O ISBN geralmente é a editora que faz o registro e o coloca na contra capa, é importante você verificar se a editora irá fazer o registro, pois sem ele seu livro não pode ser comercializado. Leia mais sobre ISBN.

 

Diagramação

 Diagramação é o “desenho” do livro, na diagramação que é definido onde ficara o número de páginas, se terá cabeçalho, notas de rodapé, margens, desenhos do livro, se houver, e qualquer outro elemento que fique na parte de dentro do livro, espaçamento entre linhas, fonte, título de capítulo e etc.

Você também pode fazer a diagramação sozinho ou com a ajuda de outro profissional usando programas próprios para isso, porém nem sempre a editora concorda com isso, já que esse é um dos ponto que pode arruinar seu livro se for mal feito.

Geralmente a diagramação é cobrada por número de páginas, por isso e for com outro profissional pesquise bem o preço, pois pode variar bastante.

 

Revisão

 É muito importante que seu livro esteja corrigido e revisado antes de publicar. Ninguém gosta de achar erros de digitação e ortografia em textos, muito menos em um livro publicado.

Não faça a revisão sozinho! 

Você deve revisar o livro quantas vezes achar necessário, mas nunca faça a revisão final do livro por conta própria, peça no mínimo para um amigo fazer por você.

Por melhor que você seja na língua que livro está escrito você nunca vai prestar atenção necessária para fazer uma correção rigorosa e sempre vai deixar alguma coisa passar, afinal você conhece cada palavra e linha já escrita e isso dificulta a
prestar atenção no sentido de cada palavra e linha.

Você pode contratar alguém fora da editora para fazer a revisão, mas pesquise bem o preço, revisões costumam ser caras e cobradas por lauda. E saiba para quem esta entregando seu livro. Você não ai querer pagar para alguém fazer um trabalho de revisão e ainda ficarem erros.

 

Acabamento

 O acabamento do livro é uma das partes mais caras e importantes. Pegue livros em casa e olhe atentamente os acabamentos.

Nas editoras e gráficas você terá o acabamento da capa e o do livro. Acabamento de capa os mais conhecidos são: laminação fosca, laminação brilhante. Para escolher entre elas é uma questão de gosto, geralmente laminação brilhante é mais barata.

Acabamentos do livro variam muito de preço e editora. O mais barato e comum é Frisado e Colado, onde a capa do livro é colada ao miolo e o miolo é fresado. Tem também o acabamento Costurado  colado que é um pouco melhor, já que as páginas iram ser costuradas e será mais difícil acontecer alguma coisa.

 

Quantos livros devo imprimir?

 Você vai perceber que quanto mais livros você imprimir mais barato vai ficar o preço unitário de cada um.

Não dá para saber exatamente quantas pessoas iram comprar seu livro, mas você pode ter uma base para saber quantos publicar. Não compre muitos livros senão tiver certeza que pode vendê-los ou sairá no prejuízo.

 

Publicidade

 Publicidade e propaganda do livro é a coisa mais cara, por isso muitas editoras por demanda só oferecem propaganda no seu próprio sie e contatos.

Você pode contratar a editora ou outra empresa para fazer a propaganda, mas prepare os bolsos, pois vai ficar muito caro. Outra opção é você mesmo fazer a propaganda de acordo com seu publico alvo. Visite escolas, dê palestras, poste na internet, faça o que conseguir fazer para divulgar seu livro, mas divulgue, não espere que ele se promova sozinho. O boca-a-boca é importante, mas demora muito e pode não trazer tantos resultado como o esperado, então ajude.

Não adianta só avisar seus amigos sobre o livro, se você quer leitores o principal é vender para pessoas desconhecidas e conquistar novos leitores.

Se tudo der certo e seu livro for bom provavelmente o próximo livro você terá o dobro de chances de conseguir uma editora grande para bancar seu livro, mas tenha paciência isso geralmente é bastante demorado.

 Boa sorte!

Dúvidas? Deixe comentários!

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

5 thoughts on “Monte seu livro Independente