Lycia Barros 8


Dados da Autora:

Nome: Lycia Barros

Data de Nascimento:  08/06/1976

Nacionalidade: Brasileira

Ocupação: Escritora

Gêneros literários: Romance

Página Oficial: http://www.lyciabarros.com.br

Bibliografia: Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão.Seu primeiro romance foi o livro “A Bandeja, qual pecado te seduz?”, lançado em outubro de 2010, e foi o primeiro romance gospel brasileiro. O livro rapidamente se consagrou e participou de importantes prêmios literários no país. Entre eles, foi finalista do prêmio Areté de literatura 2011, promovido pela Asec (Associação de Editores Cristãos) na categoria romance, quando concorreu diretamente com o consagrado autor Max Lucado. Mas Lycia não parou por aí. Em 2011, lançou mais dois livros: “Entre a mente e o coração” (segundo volume da coleção Despertares) e “Tortura cor-de-rosa”, que fala sobre o tema Bullying e já foi adotado em vários colégios como livro paradidático. Sua primeira tiragem esgotou em apenas um mês de lançamento.
Em 2012, a autora carioca, agora como contratada da editora Novo Século, e também pelo selo Ágape, lançou mais dois livros: o romance adolescente “A garota do outro lado da rua” e o romance para jovens adultos “Uma herança de amor”. Hoje, além de atuar como autora, Lycia Barros também dá palestras por todo Brasil e ministra cursos de escrita para novos autores.

Redes Sociais: Twitter – Facebook – Skoob  Youtube

Obras:

Entrevista:

VS: Quando surgiu essa vontade de escrever e publicar seus livros?

LB: De repente, no final de 2009, comecei a escrever uma história para mim que acabou se tornando o livro A bandeja.

VS: Fale um pouco sobre quem é a pessoa por traz do autor. O que gosta de fazer? Família? Filhos?

LB: Sou muito família. Gosto de estar com meu marido e filhos sempre, mas também tenho momentos a sós com minhas amigas. Gosto de viajar, ler, jogar tênis, aprender novas línguas e sou simplesmente alucinada por cavalos. Vou pelo menos 1 vez por semana no Haras para colocar os pensamentos em ordem.

VS: Para você, qual a melhor parte em ser escritor?

LB: Trabalhar em casa e ser livre no ato criativo.

VS: Você teve problemas para publicar seu primeiro livro? Conte como foi esse primeiro contato.

LB: Nadei contra a maré, comigo foi muito fácil. Enviei o livro para 15 editoras que havia selecionado, já pensando em esperar pelo menos um ano até que o retorno viesse, pois eu não estava disposta a pagar para publicar, mas uma semana depois uma delas me ligou interessada no manuscrito. Fiquei chocada e fechamos contrato.

VS: Dos livros que você escreveu qual é o seu preferido?

LB: Amo todos os meus livros, mas tenho preferência pelos livros da linha jovem adulto. Todos eles.

VS: Entre seus personagens qual foi o mais complicado de criar e qual você mais se identifica. Por quê?

LB: O mais complicado foi o Rico, de Entre a mente e o coração. Foi um desafio enorme escrever em primeira pessoa um livro narrado por um homem, ainda mais um que já era tão idealizado pelas leitoras do livro A bandeja. E a personagem que mais me identifico é a Alexia, do meu último livro Armadilhas do destino, pois vivi alguns dramas parecidos com os dela.

VS: Tem algum autor nacional e internacional que te inspira?

LB: Francine Rivers, ela é minha meta. Quando crescer quero ser como ela.

VS: Qual sua expectativa quanto aos seus livros?

LB: Quero que minhas obras se estabeleçam na categoria romance como referencia no nosso país, e quero deixar sempre uma boa mensagem para os meus leitores.

VS: Se pudesse dar um concelho para seus leitores, qual seria?

LB: Sejam seletivos nas suas leituras. A mente é um solo fértil e devemos ter cuidado com as sementes que plantamos ali.

Respostas rápidas:

Cor:  azul

Um livro:  Amor de Redenção

Uma música: I take you back, do Jeremy Camp

Lugar: Qualquer um que seja calmo, montanhoso, frio e cercado pela natureza.

Uma pessoa: Meu marido

Uma frase: A vida não tem rascunho, não dá para passar a limpo, então, reflita bem sobre as suas escolhas.

Um sonho:  Ver meus livros publicados no exterior.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

8 thoughts on “Lycia Barros