Eventos do Autor 15


eventos

Olá queridos jovens autores,

Tenho recebi e-mails e dúvidas sobre quais tipos de eventos um autor participa, e como eles funcionam.

Este é uma boa pergunta e bem complicada de responder, pois cada editora trata os eventos de um jeito e fazem eventos diferentes, já com os autores nacionais se você quiser um evento, você que terá que organizar tudo, mas afinal, de quais eventos estou falando?

Vamos ver por tipo de publicação, pois varia muito de uma para outra:

Editoras Tradicionais

  • Lançamento

Em Editoras Tradicionais Sempre teremos um evento de lançamento, onde a editora irá escolher o local (geralmente na cidade do Autor). Dia e horário também são definidos pela editora, assim como a divulgação, porém eles consultam o autor para marcar o evento.

Neste ponto o autor não precisa se preocupar com nada além de ajudar na divulgação do evento, demais, a editora irá fazer tudo. Negociar com a livraria, mídia, material de divulgação, leitores, brindes, horário de início e fim, público estimado e etc. Neste caso o autor simplesmente fica ansioso esperando para conhecer seus leitores.

  • Tarde de Autógrafos

Depois de vender alguns livros e já ter passado algum tempo do lançamento, se a editora ver que o livro está vendendo pode organizar uma Tarde de Autógrafos para alegrar os fãs. Este evento pode ser compartilhado, ou seja, alguns autores da editora irã participar do mesmo evento, ou somente de determinado autor, porém se o evento ocorrerá e quando ficará a critério da editora, assim como todos os outros pontos da organização do evento.

  • Bienal do Livro

Se seu livro for lançado perto da Bienal da sua cidade você tem grandes chances de ser convidado a participar e ganhar um espaço para dar alguns autógrafos, mas de qualquer jeito é garantido que seu livro esteja nas prateleiras, mesmo que você seja de outra cidade e não compareça ao evento.

  • Outros

Editoras Tradicionais têm muitos outros eventos, porém você só irá participar destes eventos se seu livro fizer muito sucesso, pois a editora irá entender que investir em você se acharem que vale a pena, se o livro não vender o suficiente, então você estará restrito aos eventos citados anteriormente.

Que tipos de eventos as editoras fazem? Depende muito da editora. Algumas fazem palestras, outras chamam para divulgação, outras para programas de rádio, t e etc.

Editoras por Demanda

  • Lançamento

Em editoras por Demanda o evento irá depender da editora escolhida, algumas fazem o evento sim, outras para fazer o evento você tem um custo extra. Em ambos os casos o autor terá que se envolver muito mais, pois divulgação do evento – além da mala direta da editora – fica por conta do autor.

Brindes? Somente se o autor pagar por isso e solicitar, caso contra não terá nem um marcador do livro.

Livraria? Irá depender da livraria que a editora tem parceria, se houver alguma, senão o autor tem que entrar em contato e negociar o evento no local.

  • Tarde de Autógrafos

Infelizmente em uma editora por demanda você não tem a preocupação de alegrar os fãs então não espere uma tarde de autógrafos por parte da editora, em muitos casos ela nem vai mais lembrar do seu livro.

  • Bienal do Livro

Muitas editoras por demanda tem a opção para a Bienal, porém o custo não ficará abaixo de 500 reais, mais o valor que eles irão cobrar por livro vendido, isso quando a editora tem está opção, pois na grande maioria, elas mais atuam como gráficas do que editoras.

  • Outros

Não existem outros eventos para editoras por demanda, a não ser que você entre em contato explique sua ideia de evento e pague para que eles organizem.

Autores Independentes

  • Lançamento

Com autores independentes a coisa é bem mais complicada. Ninguém irá te ajudar, então você autor, deve ir atrás de cada uma das livrarias, negociar a venda do livro, o evento, data, hora, criar os brindes, criar o material de divulgação, divulgar, estimar público para verificar tempo do evento, ou seja, em muitos casos o autor independente acaba não fazendo o evento por falta de recursos: financeiro e conhecimento.

É possível sim organizar alguma coisa com livrarias menores, e não é tão complicado, porém exige tempo e dedicação, além de que você tem menos divulgação e talvez um público muito menor irá comparecer.

  • Tarde de Autógrafos

Geralmente os autores independentes não fazem sessões de autógrafos assim, e sempre que fazem é em conjunto com outros autores, para poder melhorar a divulgação e facilitar conseguir uma livraria ou local para o evento.

Alguns autores chegam a fazer eventos em restaurantes e salões de festa, e tudo isso gera um custo que ele terá que arcar, principalmente se o público estimado não aparecer e comprar o livro.

  • Bienal do Livro

Só temos duas opções, ou você paga ou você não estará na Bienal.

Pagando você pode ter um estande só para você (e pode ter certeza que o custo não será menos do que 5 mil) ou você pode conversar com outros autores e editoras por demanda e conseguir uma vaga no estande deles, porém ficará à mercê das regras que eles colocarem e custo.

  • Outros

Você pode fazer o evento que quiser, porém terá que arcar com tudo, então geralmente não acontecem mais eventos fora os já comentados.

Menu com mais dicas


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

15 thoughts on “Eventos do Autor