Enviando seu Original 2


Quando falamos de envio de originais estamos com toda certeza falando de uma editora renomada que tem um mínimo de exigências a serem seguidas para que o livro possa ser publicado, e isso vai depender da editora e do seu nível de tiragem.

Terminei meu livro. O que fazer agora?

Primeira coisa que você tem que fazer antes de qualquer coisa, até mesmo de imprimir o livro, é procurar um bom número de editoras, mas não adianta simplesmente anotar os nomes e pronto. Pesquisa sobre elas, seja se são confiáveis, se o seu livro se encaixa no objetivo da editora.

Se você é novo no ramo, olha nos livros que você tem em casa, em bibliotecas, pesquisa em livrarias, qualquer coisa, mas tenha certeza que a editora já publicou livros parecidos com o seu, ou seja, mesmo público alvo, mesmo assunto e todas as informações que conseguir reunir para saber que seu original não vai simplesmente ser jogado fora no minuto que chegar na portaria da editora.

Fiquem atentos por que algumas editoras simplesmente não publicam autores desconhecidos ou sem agente literário, se esse for o seu caso, nem perca seu tempo com essa editora.

Para onde enviar meu original?

Cada editora tem um endereço próprio para recebimento dos originais, algumas poucas recebem por e-mail, mas a sua maioria só por correio e com especificações claras. Por exemplo, algumas simplesmente não recebem senão chegar por sedex, outras senão tiver o departamento e sala no envelope, outras simplesmente por que você não deu o espaçamento que eles pediram entre as linhas, mas isso vemos mais para frente.

Nos sites das editoras geralmente em uma parte de “Envie sei original”, lá vai ter o endereço e todas as especificações da editora, siga todas e anote o endereço, você vai precisar dele. As editoras que simplesmente não tiverem essa opção no site ou você simplesmente não achou, entre em contato no próprio site perguntando o endereço para o envio de originais.

Tem época para enviar o original?

Além de termos que nos preocupar com tudo ainda tem a questão da época do ano. Assim como nós, o pessoal que trabalha na editora também tem férias, muitas editoras até tem férias coletivas no final do ano, então não adianta mandar seu original em Dezembro e esperar resposta em Janeiro.

As editoras na sua maioria só lêem originais entre os meses de Março à Outubro, então se não quiser correr o risco de desperdiçar uma cópia do seu original pergunte se eles estão recebendo originais para analise.

Geralmente no começo do ano as editoras estão fazendo os orçamento para o ano, assim como vendo com os autores que eles já tem contrato sobre novos livros. Somente o dinheiro que sobrar e se for preciso que eles vão investir em novos contratos, o que não quer dizer que invistam em novos autores.

Algumas Editoras ainda chegam a mais que isso, além da época especifica para envio do original tem o ano certo. Isso mesmo ANO. Algumas editoras fazem um planejamento bem mais longo, resolvem que esse ano vão investir em livros de auto-ajuda, e no próximo ano livros infantis e assim por diante, então pode acontecer de editora ter o perfil que você procura e não avaliar seu livro por estar interessada em outros gêneros.

Como enviar?

Eis a questão que queríamos ter uma formula mágica. Não tem jeito certo para o envio! Alguns dizem que se você enviar em uma caixa gigante rosa choque e cheia de purpurina é mais fácil eles lêem seu livro, já que vai chamar atenção o que pode acontecer, ou você pode ter o azar e a pessoa que for ler simplesmente não gostar de gente assim e simplesmente jogar seu original na lixeira mais próxima.

Então quanto ao envelope não posso dizer grandes coisas, vai da sua crença!

Quando for enviar repare que algumas editoras exigem coisas diferenciais como Carta de Apresentação, Cópia de Direitos Autorais, Cópia em CD, Resumo, Currículo do Autor, e muitos outros. Se a editora que você quer mandar pedir alguma coisa, faça! Eles só estão procurando motivo para não ler seu livro, não dê o motivo.

Siga também a folha e o espaçamento que cada editora pede, em sua maioria vão pedir alguma coisa como Fonte Ariel ou Times, 12, espaçamento duplo e páginas numeradas. É… Espaçamento duplo, ou seja, o dubro de folhas que seu livro realmente têm. Lá se vão as economias…

Há… Não esqueçam de colocar endereço, e-mail e telefone! Coloque no livro, capa, contra capa, no rodapé, onde você achar melhor. Não confie simplesmente no envelope, eles vão ser jogados no lixo assim que alguém abri-lo para ler seu original.

Cartas de Rejeição

Nenhuma editora publica um livro por que gostou do nome do autor, mas não se enganem, elas entregam cartas de rejeição sem nem ao menos ler o seu livro.

Se você nunca enviou seu original se prepare primeiramente para não receber resposta dentro do prazo da editora. Algumas Editoras simplesmente não respondem ao autor por terem um número muito grande de livros para avaliar, outras nem ao menos conseguem ler o seu livro e simplesmente respondem por e-mail ou carta (todas seguindo o mesmo padrão) dizendo que seu original não atingiu as expectativas, então se você for rejeitado, você ainda tem chances.

Se você já mandou vários originais diferentes para muitas editoras e finalmente recebeu uma carta de rejeição diferente se anime, isso quer dizer que pelo menos você tem certeza que realmente leram o seu livro dessa vez.

Quando eu era mais nova sempre sonhava em receber uma carta como nos filmes… Você foi aceita… Se você também espera desistam! Editora nenhuma vai te mandar uma carta dizendo para você entrar em contato, elas vão provavelmente te ligar ou no mínimo mandar um e-mail caso não te encontrem. Ninguém vai querer correr o risco de perder um bom autor só por que a carta extraviou no correio.

Lembre-se: Para publicar um livro em uma editora qualificada e sem custos você precisa de 20% de talento e 80% de sorte.

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

2 thoughts on “Enviando seu Original