Enredo 4


enredoDefinição:

Temos tantas formas de definir o que é enredo que as vezes até mesmo não sabemos qual é a certa.

“É a história principal, a qual se baseia todo o livro, dentro do próprio livro.”

“É o caminho que o leitor percorre até o final da ação da historia do livro.”

“É a história do livro.

“É o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo.”

No dicionário encontramos a seguinte definição:

“s.m. Ato ou efeito de enredar(-se). / Resumo dos principais incidentes e ações de um romance, drama, conto etc.; intriga, trama, urdidura. / Embaraço, confusão. / Episódio complicado, mistério. / Tecido embaraçado como o da rede. / Enlear, entrelaçar, emaranhar.”

Explicação:

O enredo é tudo isso que citei a cima e um pouco mais, é o conjunto de ações executadas pelas personagens, de modo que criem um sentido, emoção no nosso leitor. O enredo, ou trama, ou intriga, é o desenrolar dos acontecimentos. É, também, um relato de fatos vividos por personagens e ordenados em uma seqüência lógica e/ou temporal, por isso ele se caracteriza pelo emprego de verbos de ação que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço.

Podemos dividir o enredo em vários pedaços:

  • Prólogo: É a introdução da história, também conhecido como Prefácio. Neste espaço preliminar ao da representação, e pela voz de um dos atores ou personagens que participam da obra, o narrador conversa diretamente com seu leitor aproveitando para fazer comentários satíricos, convocar a curiosidade a expectativa, fazer o leitor se interessar mais pelo livro.
  • Situação inicial : os personagens e espaço são apresentados. Geralmente apresentado nas primeiras cinco páginas do livro, muitas vezes não é tão visível, mas é onde os perspnagens principais surgem.
  • Quebra da Situação Inicial: um acontecimento modifica a situação apresentada, Geralmente e onde começa a acontecer os fatos que mudam a vida do personagem, fatos que mostraram por que o autor esta contando esta história, podendo ser qualquer tipo de ação que tie o personagem principal da primeira descrição descrita.

Ex: Em Harry Potter: Harry Potter descobre que é bruxo. Em Crepusculo: Isabella Swan conhece Edward Cullen. Em O diário de princesa: Mia Ternopolis descobre que é uma princesa.

  • Estabelecimento de Um Conflito: Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. Aqui geralmente é onde se inicia o climax do livro.

Ex: Em Crepusculo: Quando Isabella Swan vai ao jogo de Baisiboll. Em Dom Casmuro: Quando Bentinho começa a desconfiar de Capitu.

  • Clímax: ponto de maior tensão na narrativa. Ele é facilmente identificado, geralmente é onde a história começa a apresentar que esta acabando, quando o leitor já não consegue mais largar o livro, onde a história terá enfim o seu propósito.
  • Epílogo: solução do conflito, algumas vezes um resumo do que aconteceu com os personagens anos mais tarde, outras vezes apenas um complemento para o entendimento da história.

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

4 thoughts on “Enredo