Editoras 5


Definição:

Feminino de editor; editorar; estabelecimento onde se edita; editorial
Editor: Empresa que edita; Pessoa que edita por sua conta; Indivíduo que nas empresas jornalísticas assume a responsabilidade dos artigos publicados.

editora

Entendendo:

Existem muitos tipos de editoras, no caso vamos falar de duas delas, as independentes (que você paga para publicar seu livro) e as financiadoras (que elas pagam para publicar seu livro).

Independente de qual editora você escolher ela terá que fazer a editoração do livro, isto é, ela faz a diagramação do texto, providencia (ou ela mesmo faz) a composição do texto, a revisão e o desenho da capa, além da distribuição do livro no mercado livreiro, quando não o entrega a uma Distribuidora.

Isso é o que a diferencia de você levar seu livro para uma gráfica qualquer.

A Gráfica imprime o livro, o costura e coloca a capa e o entrega onde o Editor determina. A Gráfica não corre nenhum risco financeiro. E você terá que fazer as revisões e montagem do livro.

Editoras Independentes

As editoras independentes não assumem nenhum tipo de despesas com a publicação do seu livro. Cada detalhe que será feito no livro como diagramação, montagem, revisão ortográfica, capa e etc, tudo terá uma pequena taxa onde no final serão somados e o autor pagará o custo do livro, assim como se quiser divulgação terá que pagar para a editora.

Hoje em dia, a maioria das editoras independentes quando acham que o seu livro pode fazer sucesso dão algum desconto ou se oferecem para deixá-lo a venda no próprio site da editora.

Mas cuidado, não espere que eles façam uma avaliação do seu livro, eles vão publicar qualquer coisa que você estiver disposto a pagar, ou seja, não importa se o seu original está bom ou ruim, se fará sucesso ou não. O problema será exclusivo do autor.

Muitos autores hoje em dia recorrem a esse tipo de publicação para ter a chance de publicar e conquistar leitores para depois tentar para editora financiadora, isso realmente dá certo. Se você conseguir vender seu livro para muitas pessoas (pessoas desconhecidas) logo as editoras vão começar a ouvir falar de você e talvez aceitem publicar seu livro.

Mas se você sonha com noites de autógrafos e seu livro em livrarias conhecidas terá que ter muito dinheiro para pagar por tudo isso, já que a editora independente só faz esse tipo de coisas diante pagamento.

O custo do seu livro vai depende principalmente do número de páginas. É mais fácil você conseguir publicar um livro pequeno por editoras independentes do que um livro grande, já que o custo será maior, mas vamos ver isso com calma em outros artigos.

Logo veremos cada passo para se publicar seu livro em uma editora independente ou até mesmo em uma gráfica.

Editora Financiadora:

Quando você manda seu livro para uma editora que esta disposta a pagar para publicá-lo (caro que não antes de passar por uma analise), elas são chamadas de editoras Financiadoras, já que elas que vão financiar seu livro e arcar com as despesas e possíveis prejuízos caso o livro não faça sucesso.

Todo escritor sonha em conseguir seu livro publicado em uma dessas editoras, principalmente as editoras mais conhecidas: Record, Rocco, Scipione, Saraiva, Globo, Abril, Moderna, Editorou, Melhoramentos e tantas outras, mas essas editoras financiadoras são muito difíceis de conseguir publicação principalmente sendo um autor desconhecido. Por que o que elas estão interessadas é se o seu livro irá vender ou não, se com toda certeza, se você já for um escritor conhecido a tendência é seu livro vender mais com muito menos propaganda.

Claro que se você conseguir que uma delas aceite o seu livro você terá um lucro, um lucro mínimo, mas ele ainda existe. Quando seu livro é publicado por essas editoras você receberá cerca de 6 a 10% do preço da capa, ou seja, você não vai receber 10% do que o leitor vai pagar na livraria, você vai receber 10% do que a livraria pagar para a editora.

Como geralmente o lucro do autor é pequeno eles acabam fazendo o pagamento dos direitos autorais a cada três meses.

O que muitos autores reclamam é que na maioria das vezes as editoras financiadoras dispensam o seu livro sem nem ao menos ler. Infelizmente isso acontece muito nas editoras. Eles recebem muito livros e sempre com pouco tempo para selecionar os melhores então a maioria dos livros acaba não sendo lido, por isso dizem que para conseguir publicar seu primeiro livro sem precisar gastar você tem que ter muita sorte.

Todas essas editoras seguem roteiro que contém o tipo de livro que eles estão procurando, então não adianta você mandar um ótimo livro de comédia se a editora só esta disposta a publicar dramas, se informe antes de enviar o seu original.

Algumas das editoras Financiadoras só aceitam seu original diante de uma Agente literário (que vamos ver no próximo artigo). Se lermos nas entrelinhas, a editora esta dizendo que só aceita autores reconhecidos ou que já tenham passado por uma avaliação rigorosa, dizendo que o livro está realmente apto para publicação.

Afinal as editoras não estão querendo arriscar, apostar dinheiro e tempo em alguma coisa que pode não dar certo, por isso elas preferem escritores já conhecidos, e mesmo que você seja muito bom se você for anônimo será muito difícil conseguir uma editora financiadora, mas calma, não é impossível.

Lembre-se:

“Criatividade consiste apenas em perceber o que já esta lá. Você sabia que os sapatos direito e esquerdo só foram inventados há pouco mais de um século?” (Bernice Fitz-Gibbon)

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

5 thoughts on “Editoras

  • Beatriz

    Necessito de uma pessoa que saiba deixar um livro pronto para ser publicado. Quem poderá me ajudar? Fone: (51) 3588-5282 ou e-mail [email protected]

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Oi Beatriz, eu até sei fazer isso, mas estou sem tempo agora, estou em época de prova na faculdade, mas existem várias empresas que fazem isso e tudo via internet, mas não é muito barato

    [Responder]

  • marlon

    TENHO UM LIVRO PRONTO, SE TRATA DE UMA OBRA COM 136 PAGINAS NA FONTE 12, ARIAL, O QUE RESUME-SE EM TREZENTOS E TRINTE E TRÊS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS, NECESSITO URGENTEMENTE DE UMA DIAGRAMAÇÃO,REVISÃO E CAPA DE ACORDO COM O TEXTO, POIS PRETENDO LANCA-LO NO MÊS DE MAIO JUNTO AO CLUDE DE AUTORES, ME ENCONTRO NO MOMENTO PESQUISANDO VALORES VIAVEIS PARA QUE EU POSSA FINALIZAR MEU TRABALHO E FINALMENTE PUBLICA-LO.
    Se puderem entrar em contato comigo por telefone ou email, eu agradeço imensamente.
    Um grande abraço a todos!
    11.20820061.
    11.80399329
    Marlon.

    [Responder]