Olá queridos,
Quem ai gosta de uma distopia?
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Ano: 2012
Páginas: 502
Tradutor: Lucas Peterson
Contra – Capa: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Resumo: Nesta distopia temos o seguinte cenário, quando um jovem atinge seus 16 anos ele tem que passar por um teste de aptidão, e esse teste dirá para qual facção ele pertence.
As cidades são divididas em quatro facções e os sem-facção, cada uma é responsável por uma coisa diferente na cidade e quem será ‘sua família’ dali por diante.
“Há décadas nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.”
O livro conta em primeira pessoa a jornada de Beatrice Prior que nasceu na facção Abnegação e agora tem que escolher se permanece com seus pais em Abnegação ou se via para uma nova vida em outra facção.
“Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação. E os que culpavam a covardia formaram a Audácia.”
Além de ter que escolher e ter a possibilidade de deixar sua vida, amigos e família para trás, após a escolha os jovens passam por um teste para ver se realmente são aptos a ficar na facção escolhida, caso eles não passem são expulsos da facção e ficam sem facção, provavelmente morando nas ruas.
No meio disso tudo Beatrice tem certeza que não pertence a Abnegação e descobre que a coisa é muito pior do que ela esperava, ela é uma divergente, uma pessoa que não pertence a nenhuma facção, que tem características de várias delas, e caso alguém descubra sobre isso Beatrice irá ser perseguida e morta, então tem que escolher um lugar para ficar onde ninguém desconfie dela.
Beatrice se torna Tris e irá viver muitas aventuras. No livro conhecemos vários personagens fantásticos, e me encantei por Quatro e a mãe de Tris é uma descoberta e tanto no livro.
O livro tem uma dinâmica rápida e é cheio de mistério que são desvendados pouco a pouco e vale lembrar que o livro tem continuação.
Nossa sou louca para ler Divergente,já li inúmeras resenhas e cada vez mais me dá vontade de ler esse livro,ele é incrível e a Verônica é demais.bjos’
[Responder]
Nossa, estou louco para ler esse livro, amo distopia. Adorei sua resenha! E adorei o blog, já estou seguindo.
http://www.compulsivoporlivros.blogspot.com.br/
Abraços!^^
[Responder]
aiii, estou louca para ler esse livro!!! Adorei a resenha!
bjus
[Responder]
Ml posso esperar pela continuação do livro, e o filme estou com espectativas altas, e geralmente odeio assistir filme de livro que gostei, mas estou sentindo que vou gostar desse.
Tomara que as continuações não demorem tanto, beijos.
[Responder]
Oi Van! É um bom livro, mas não a melhor distopia que li, entre este o segundo, o primeiro é melhor. Bjos!!
Cida
Moonlight Books
[Responder]
Ainda não li a série, nenhum livrinho mesmo, ams vi e vejo ainda tantas resenhas boas sobre ela que me deixam tão curiosa. Espero poder ler logo, também não vi nenhuma vez um livro deles na livraria daqui. Tenso.
Beijão, Lari.♥
Vitamina de Pimenta
@laricrazy_
[Responder]
Adorei essa resenha, super explicativa, eu não sabia disso dela ser divergente e de poder ser perseguida e morta..
Quero ler ^^
beijos Mila
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
[Responder]
Oiii amigaa..
Ai, nossa to louca por esse livro. Comecei a ler ele semana passada, mas larguei porque chegou meu O Destino do Tigre, mas hoje mesmo vou pegar valendo Divergente de novo…Adorei a resenhaa, me deixou curiosa com relação a mae de Tris.. vamos ver…hehe
Beijoss
TeLa
http://www.penseiraliteraria.com.br/
[Responder]