As aventuras de PI 13


Olá turma,
Quem ai gosta de uma aventura?

Autor: Yann Martel

Editora: Nova Fronteira

ISBN: 9788520933107

Ano: 2012

Páginas:  371

Tradutor: Maria Helena Rouanet

Contra – Capa:  Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.

Resumo: Neste livro conhecemos Pi Patel, um rapaz bem diferente dos protagonistas que encontramos por aí. O livro narra a vida de Pi em primeira pessoa desde sua infância até sua vida adulta. A família de Pi tem um zoológico e muito religiosa. Com isso descobrimos curiosidades sobre alguns animais e sobre algumas religiões.

Curiosamente e uma coisa que me irritou um pouco no livro é que Pi não consegue escolher uma religião e acaba por se aventurar em várias, católico, hindu e muçulmano e em cada uma ele tem sua fé e passa vários e vários capítulos falando sobre o assunto.

Nessas primeiras 200 páginas o livro é bem lento já que Pi narra sua infância e suas crenças religiosas, e só a partir daí é que o livro começa a ter aventura. Sr. Patel decide vender os animais de zoo e se mudar para o Canadá, então eles fazem como na arca de Noé e embarcam a família inteira e os animais em um cargueiro para a venda dos animais, porém em uma tempestade o navio começa a afundar e Pi acaba indo parar em um bote salva vidas.

Daí você pensa, nossa que sorte, ele estava bem e dentro de um bote, porém não fica tão feliz ao ver o Tigre Richard nadando desesperado em direção ao bote que ele estava. A bordo do bote junto com Pi temos uma zebra, orangotango (com um cacho de bananas) e uma hiena e depois disso o Tigre. Com um Tigre faminto a bordo a população do barco vai diminuindo até que reste somente Pi e o Tigre.

“(…) parte de mim estava feliz com a presença de Richard Parker. Parte de mim não queria absolutamente vê-lo morrer porque, se isso acontecesse, eu ficaria sozinho com o desespero, um adversário muito mais assustador que um tigre.”

Pi fica à deriva no mar durante muitos meses e com isso acaba lutando para sobreviver.

O livro é um pouco repetitivo e cansativo em algumas partes, sinceramente não gostei muito da leitura por causa disso. Não vi o filme ainda para fazer uma comparação, mas quem gosta de uma aventura misturada com uma boa dose de fé vai gostar desse livro.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

13 thoughts on “As aventuras de PI