Apátrida 8


Olá queridos,
Quem aí gosta de um drama?

Apatrida

Autor:  Ana Paula Bergamasco

Editora: Todas as falas

ISBN: 9788599721148

Ano: 2010

Páginas: 338

Contra – Capa: Ganhador do Codex de Ouro 2011: Melhor drama. “Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.”

Resenha:

Neste livro iremos conhecer Irena que conta suas memórias sobre a segunda guerra mundial, nisso incluí romances, dor, felicidades e todo o esplendor da guerra. No livro iremos adorar alguns personagens como Jacob, Rurik, Ewa e Yeva.

“Existe benção que nos vem por apenas alguns dias. Mas não deixam de sê-lo por terem um período curto de existência”

Irena é uma jovem bastante evoluída para a sua época e sempre mostra fortes sentimentos, mas confesso que livros de guerra não me atraem muito, prefiro rir ao chorar lendo um livro rs.

“Sei que está passando por muitas dificuldades. Onde está é horrível. Mas é seu dever continuar vivo. Levante-se por mim!”

Temos cenas bem fortes que nos fazem pensar e outras que ajudam o livro a não ser tão pesado. O livro me lembrou muito o ‘Jogando xadrez com os anjos’, mas deve ser somente pela segunda guerra e relato feminino rs.

Não posso contar muito do livro, ou dizer se a autora fez um bom trabalho de pesquisa, pois não conheço o suficiente para dizer sobre os costumes, torturas, campos de concentração e etc.

Recomendo para todos que gostam de uma boa história de guerra.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

8 thoughts on “Apátrida