Agente Literário 29


Agente LiterárioAntes de começar esse post quero lembra-los que NÃO sou agente literária, sou escritora.

O que um agente literário?

Agente literário é o profissional do mercado editorial que presta serviços de suporte jurídico e administrativo para escritores. Isso significa cuidar da negociação de cessões, contratos e administração de direitos autorais.

Quem precisa de um Agente?

Todo escritor sabe como é difícil conseguir uma editora, e é aí que entra o papel do Agente. Ele faz a agenciamento da sua obra, apresentando o texto original às editoras que possuam um catálogo com o perfil do conteúdo, com o objetivo de publicar seu livro conforme suas expectativas e de acordo com a atual política do mercado editorial.

Claro que eles antes que aceitarem ser seu agente fazem uma pré-seleção do seu texto para saber se tem mesmo chance de ele ser publicado. Caso haja essa possibilidade de publicação você se torna cliente e passa a recebe toda a assessoria e direcionamento necessário para garantir que a obra seja apresentada às pessoas certas, nas editoras certas.

Qual o preço?

A remuneração do Agente Literário é feita através de um acordo com o autor e pode ser de várias maneiras, desde a cobrança de uma taxa mensal por um determinado período de assessoria, a um percentual sobre os ganhos em direitos autorais, percentual este que pode variar de 10 a 20% sobre o montante de ganhos do autor.

Qual a função do Agente?

A função do Agente Editorial é ser o elo de ligação entre o autor e a editora, concentrando todos os esforços para a publicação da obra numa única pessoa e, assim, evitando perda de tempo e dinheiro para o autor.

O Agente Editorial é o primeiro a avaliar a obra e é o profissional que deverá levá-la para a editora que melhor se enquadre no perfil do trabalho apresentado.

Além disso, também é função do Agente Literário cuidar do contrato que o autor celebrará com a editora e de todos os processos burocráticos compreendidos por essa negociação.

Também é função do Agente Literário fiscalizar a divulgação, a distribuição e a comercialização da obra pela editora e, até mesmo em pontos de vendas, no sentido de possibilitar ao autor as informações sobre esses processos.

No que diz respeito ao relacionamento do autor com a mídia, é da responsabilidade do Agente Literário orientá-lo nas entrevistas e nos eventos em que a presença do autor for solicitada

Agenciamento Literário

O agente busca a melhor editora para o sseu perfil. Eles enviam seus originais para as editoras certas e verifica todo o processo até a contratação da obra. Assessoria também a parte jurídica, ajudando o autor quanto a escolha e negociação do contrato de direitos autorais.

Leitura Crítica

O agente analisa a sua obra já completa, ou seja, a mesma passará por uma avaliação de um profissional e depois o agente fornecerá um relatório de leitura crítica sobre o texto, serão observadas as técnicas da narrativa, a oralidade, adequação ao público-leitor, criatividade e potencial de publicação. Serão apontados os pontos e fracos e fortes da obra, além de comentários do leitor crítico e sugestões de forma geral. Esse profissional é o mesmo contratado pelas editoras para leitura e avaliação dos originais recebidos, o parecerista crítico.

Coaching Literário (personal publisher)
Após uma avaliação prévia da obra, você pode desenvolver seu livro à partir do que o mercado exigê, ou mesmo sugestões apontadas no relatório de leitura crítica. Neste caso a redação da obra é de responsabilidade do autor, ele apenas será assessorado no decorrer do desenvolvimento, ou ajuste, do seu livro.

Assessoria Editorial

É quando o agente auxilia o autor aperfeiçoamento de seu texto, bem como na criação de uma obra literária. O livro pode estar ainda em fase inicial, ou apenas em projeto, como também poderá estar finalizado e necessitando de um trabalho de edição (preparação de texto), ou até mesmo de um ghost writer. Para isso, há necessidade de uma avaliação prévia da obra, ou do projeto editorial (idéia).

Divulgação / Assessoria de Imprensa

O agente será responsável pela divulgação do livro, tanto na imprensa quanto em livraria. O serviço permite construir a imagem do escritor, buscando espaços de entrevistas e reportagens.

Não se esqueça que praticamente todos os serviços prestados para Agente são cobrados por número de páginas do livro, exceto é claro, quando você já tem um contrato com ele.

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

29 thoughts on “Agente Literário

  • Gomes Gomes Gomes

    Senhores escritores e pretensos escritores.

    Eu João Cirino Gomes; Autor da Obra O Massacre da Máfia no Amazonas, venho por meio desta informar aos desavisados interessados em publicar, para tomarem cuidado com a Biblioteca Editora 24×7, pois este pessoal vem dando o golpe em vários autores.
    E os que já foram lesados por esta editora, entrem em contato comigo, através do email> [email protected]
    A intenção é entrar com um processo por propaganda enganosa, estelionato e apropriação indébita; pois os picaretas irresponsáveis, que administram esta editora; digo espelunca, ou arapuca, estão dando o golpe no mercado.
    Este pessoal faz promessas, interessados em se apropriarem de certo valor pago pelo autor, não cumprem nada do prometido, dizem que a obra não vende, mas mesmo depois dos três anos contratuais, continuam postando a obra e fazendo propaganda comercial da mesma. Se vc mandar uma carta para destrato, eles dizem que não receberam e continuam usando a obra sem sua permissão, e sem pagar nada por isso, como se da obra fossem os donos.
    De longas datas estes espertalhões vêm agindo desta maneira.
    Se vc não tomar providencias, eles se apossam de sua obra, pois direitos autorais, nenhum autor recebe mesmo.

    [Responder]

  • Marcos Benelux

    Também não recomendo essa senhora (Ana Brasil). Fez contato comigo, ligou várias vezes, pediu meus livros, encheu-me de esperanças de que havia uma editora em Portugal interessadíssima em publicar meus livros. Fez um contrato, dando aparência de coisa séria e levou uma boa grana de honorários, para depois sumir e não dar mais nenhuma notícia. Lamentável!!!

    [Responder]

  • Lucas

    Prezados, Ana Maria Pinto, vulgo Ana Brasil, dona da Canápe produções culturais é uma estelionatária que ilude os autores para parasitá-los. Cuidado! Existe um blog também dedicado a denunciar o que essa bandida faz:
    http://editorasperigosas.wordpress.com/

    [Responder]

    Guilherme Reply:

    Boa tarde

    Minha filha, escritora do livro Placebo foi lesada e estou entrando com um processo contra a firma Canapé.

    Todas as informações de outros autores lesados é de vital importância para se por fim a este tipo de profissionais.

    No aguardo

    Atenciosamente

    Guilherme

    [Responder]

    José Reply:

    Boa noite, Guilherme.
    Há muitos casos dessa golpista.
    Entre na página “editoras fajutas” no Facebook e você encontrará várias vítimas da Ana Maria, da Canapé. Torço para que consigam pará-la.
    Abs,

    [Responder]

  • Editoras Fajutas

    Gente, no Brasil não existe Agente Literário (a não ser para escritores conhecidos). Aproveitando-se disso, a “Ana Brasil”, cujo nome verdadeiro é Ana Maria Pinto dona da “Canape Cultural” aproveita-se dos ingênuos e engana-os propondo uma “Parceria”. Procurem com atenção Editora Canape, Bienal de Minas Gerais e acharão várias falcatruas desta ilustre pessoa. Existe uma página no Facebook feita para alertar deste golpe. Como ela existem ainda outras, antes de fechar qualquer contrato confiram http://www.facebook.com/EditorasFajutas

    [Responder]

  • daniel

    oi pessoal sou daniel estou escrevendo uma saga ainda estou no segundo capitolo ja esborçei tudo estoun no primeiro livro ja estou a procura de uma editora ou de um agente literario obrigado pelas informações muito grato

    [Responder]

  • geni s. amorim silveira

    eu acho uma vergonha o Brasil deveria ter agente para ajuda as pessoas que escreve que tem talento, pois fica de olho no mundo lá fora e esque que aqui tem pessoas maravilhosas muitas pessoas que faz tanta coisas boa , vou dar algumas sugestão, porque o LUCIANO RAUL GIL GUGU HEBE e o demais artistas e também politicos faz algo para estas pessoas vomos para de fica de olho no outros Páis e começar fazer por onde, tem geito para tudo assim temos que nós ajudar, eu acho que nas programação passa tanta coisas besta vomos colocar algo mais legal vamos chamar estes escritor e vomos fazer um grande show eu tenho um monte de ideia vamos colocar isso em pratica vomos lá brasil vomos ajudar este escritor aqui em DRACENA tem um já ouviu falar em ROBERTO BOMBARDE pocha está para acontecer algo inedito o mundo vai falar muito neste homem aguarde, não esquece este nome ROBERTO BOMBARDE ESCRITOR É A HISTÓRIA: Vejá só isso olha o nome do livro, FILHO DO AMANHÃ tem mais sete livro muito obrigado por ler te espero.

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Pior que é verdade!! Andei pesquisando e em outro países é mtoo mais simples arrumar editoras, agentes e tudo mais. Lá fora a valorização do autor é muito maior do que no brasil, afinal, aqui as pessoas tem mais cultura no futebol do que na educação e literatura.

    [Responder]

    daniel Reply:

    ai estou no segundo capitolo do meu livro tenho deze anos sabe e acho verdade hoje a leitura no brasil e totalmente desvalorizada

    [Responder]

  • Jair

    Cara Vanessa,
    Desejo publicar um livro, já tenho a matéria que, basicamente, são textos curtos que publico em meu blog: http://www.jairclopes.blogspot.com. Devo informar que publiquei em agosto deste ano o livro “A fonte e as galinhas” o qual, segundo os leitores, tem ótima qualidade. Como sei que as editoras cobram muito de um autor desconhecido como eu, um amigo aconselhou-me procurar um Agente Literário que, mediante um acerto numerário, faria “lobby” junto às editoras para o livro ser impresso de modo a tornar-se economicamente viável. Informo que uma rede de livrarias aqui do estado de Santa Catarina está interessada em colocar meu livro em suas prateleiras. E mais, a revisão e a capa eu providencio. Aguardo resposta, JAIR.
    PS – Não é minha intenção ganhar dinheiro com livros, quero apenas divulgar meus textos.

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Jair,

    Acho que você entendeu errado. Só escrevi dizendo o que os agentes fazem, não sou agente.

    [Responder]

    Diana Lima Reply:

    Olá Jair, boa tarde.

    Gostaria de conhecer seus textos. Creio que posso ajudá-lo.

    Com muito respeito e carinho.

    Um abraço

    Diana

    [Responder]

    Diana Lima Reply:

    Boa tarde Jair.

    Aqui ficam meus contatos: Um abraço e fica com Deus.
    [email protected], http://www.facebook.com/profile.php?id=788039347
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002623371336&sk=info

    [Responder]

  • ana

    Caros amigos,escritores.
    Sou uma nova agente literária no mercado e sinceramente depois de 1 ano de pesquisa,não sei responder onde se encontra o erro.
    Se nos agentes que não dão credibilidade a novos escritores,ou se nos escritores que não acreditam no trabalho de um novo agente.
    Por estas e muitas outras questões que não encontrei respostas foi que tomei a decisão de fundar a CANÁPE PRODUÇÃO CULTURAL,que tem como principal objetivo apoiar novos talentos culturais.
    Caso haja interesse em saber mais sobre nosso trabalho,por favor entrem em contato pelo email:[email protected]
    Responder a todos os emails é uma das nossas prioridades,pois como muitos de vocês,também passei por isso de ter inúmeros emails não respondidos por escritores,que se dizem a procura de um agente literário.
    Creio que a mudança está apartir da mudança de atitudes em cada um de nós!!!

    [Responder]

    Diana Lima Reply:

    Olá Ana, boa tarde.

    Conte comigo em sua luta. Posso te ajudar no que precisar. Boa tarde Jair.

    Aqui ficam meus contatos: Um abraço e fica com Deus.
    [email protected], http://www.facebook.com/profile.php?id=788039347
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002623371336&sk=info

    [Responder]

  • José Fernando C. GomesName

    Oi, Sra Vanessa.
    Li seu artigo e gostei das informações prestadas.
    Quando a Sra. encontrar um bom agente, por favor avise-me, ok? Estou interessado.
    Possuo uma trilogia ficção realidade oportuna para os dias de hoje.
    O titulo da obra é UM ENIGNA NA AMAZONIA, com subtitulos CONTATO, O RETORNO e EXODO.
    Narrativa emocionante principiando na amazonia oriental em que o protagonista se envolve com um alienigena de extraordinária evolução e elevado moral, com escopo na ecologia, moral e ética, culminando em 2126 com a estagnação terrena, graças ao espirito incauto terráqueo que não observou as premonições alienigenas.
    Um abraço e muita luz. Eng. Fernando Gomes.

    [Responder]

  • Roberto Bombarde

    Meu nome é Roberto Bombarde, e sou escritor,e gostaria de saber se poderia me enviar o orçamento total dos serviços prestados, desde o agenciamento literário até a assessoria de impressa.
    Pois tenho um trabalho de 7 livros, cuja a saga se chama
    de Filho do Amanhã.
    o primeiro se chama-Filho do Amanhã-O destino da humanidade na decisão de um homem, e já trabalho no segundo, que se intitula:Filho do Amanhã- As lágrimas da
    Alma.
    O trabalho tem 280 páginas, digitados em Word, tamanho 12, em formato New Roman.
    Por favor, me envie o orçamento o mais rápido possível,pois o meu patrocinador exige o orçamento, juntamente com o endereço da Agência, número de telefone para contato,e CNPJ, enfim, todos os requisitos legais para a comprovação do serviço.
    Aguardo ansiosamente a sua resposta.
    Atenciosamente.
    Roberto Bombarde-Autor.

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Olá Roberto, como já disse antes, não sou agente literária, sou escritora assim como você. Nesse tópico se você for reparar só estou explicando o que é um agente e o que ele faz, até digo que não conheço nenhum pessoalmente para referências que também estou a procura.
    Infelizmente não posso te ajudar com isso.
    Obrigada pelo interesse.

    [Responder]

  • Henrique Cruz

    Parabéns! Excelentes informações. Tens algum agente literário para indicação? Grato Henrique Cruz

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Olá Henrique, Obrigada pelo comentário, mas infelizmente também estou a procura de um bom agente, os que conheço são de autores famosos e que não aceitam autores desconhecidos e cobram uma fortuna. Mas assim que achar algum agente bom eu te aviso 🙂

    [Responder]

    Diana Lima Reply:

    Olá Vanessa, boa tarde. Como vai?

    Me envie seus textos. Vamos conversar,ok querida.

    Um abraço

    Diana

    [Responder]

    Vanessa Sueroz Reply:

    Oi Diana, meus textos não inéditos estão aqui no blog. Estou atualmente fechando contrato com uma editora por demanda, pois quando procurei alguns agntes, infelizmente o preço não ficou muito acessivel, sem contar que não tem garantias que irá conseguir uma editora.