Agente Literário 29


Agente LiterárioAntes de começar esse post quero lembra-los que NÃO sou agente literária, sou escritora.

O que um agente literário?

Agente literário é o profissional do mercado editorial que presta serviços de suporte jurídico e administrativo para escritores. Isso significa cuidar da negociação de cessões, contratos e administração de direitos autorais.

Quem precisa de um Agente?

Todo escritor sabe como é difícil conseguir uma editora, e é aí que entra o papel do Agente. Ele faz a agenciamento da sua obra, apresentando o texto original às editoras que possuam um catálogo com o perfil do conteúdo, com o objetivo de publicar seu livro conforme suas expectativas e de acordo com a atual política do mercado editorial.

Claro que eles antes que aceitarem ser seu agente fazem uma pré-seleção do seu texto para saber se tem mesmo chance de ele ser publicado. Caso haja essa possibilidade de publicação você se torna cliente e passa a recebe toda a assessoria e direcionamento necessário para garantir que a obra seja apresentada às pessoas certas, nas editoras certas.

Qual o preço?

A remuneração do Agente Literário é feita através de um acordo com o autor e pode ser de várias maneiras, desde a cobrança de uma taxa mensal por um determinado período de assessoria, a um percentual sobre os ganhos em direitos autorais, percentual este que pode variar de 10 a 20% sobre o montante de ganhos do autor.

Qual a função do Agente?

A função do Agente Editorial é ser o elo de ligação entre o autor e a editora, concentrando todos os esforços para a publicação da obra numa única pessoa e, assim, evitando perda de tempo e dinheiro para o autor.

O Agente Editorial é o primeiro a avaliar a obra e é o profissional que deverá levá-la para a editora que melhor se enquadre no perfil do trabalho apresentado.

Além disso, também é função do Agente Literário cuidar do contrato que o autor celebrará com a editora e de todos os processos burocráticos compreendidos por essa negociação.

Também é função do Agente Literário fiscalizar a divulgação, a distribuição e a comercialização da obra pela editora e, até mesmo em pontos de vendas, no sentido de possibilitar ao autor as informações sobre esses processos.

No que diz respeito ao relacionamento do autor com a mídia, é da responsabilidade do Agente Literário orientá-lo nas entrevistas e nos eventos em que a presença do autor for solicitada

Agenciamento Literário

O agente busca a melhor editora para o sseu perfil. Eles enviam seus originais para as editoras certas e verifica todo o processo até a contratação da obra. Assessoria também a parte jurídica, ajudando o autor quanto a escolha e negociação do contrato de direitos autorais.

Leitura Crítica

O agente analisa a sua obra já completa, ou seja, a mesma passará por uma avaliação de um profissional e depois o agente fornecerá um relatório de leitura crítica sobre o texto, serão observadas as técnicas da narrativa, a oralidade, adequação ao público-leitor, criatividade e potencial de publicação. Serão apontados os pontos e fracos e fortes da obra, além de comentários do leitor crítico e sugestões de forma geral. Esse profissional é o mesmo contratado pelas editoras para leitura e avaliação dos originais recebidos, o parecerista crítico.

Coaching Literário (personal publisher)
Após uma avaliação prévia da obra, você pode desenvolver seu livro à partir do que o mercado exigê, ou mesmo sugestões apontadas no relatório de leitura crítica. Neste caso a redação da obra é de responsabilidade do autor, ele apenas será assessorado no decorrer do desenvolvimento, ou ajuste, do seu livro.

Assessoria Editorial

É quando o agente auxilia o autor aperfeiçoamento de seu texto, bem como na criação de uma obra literária. O livro pode estar ainda em fase inicial, ou apenas em projeto, como também poderá estar finalizado e necessitando de um trabalho de edição (preparação de texto), ou até mesmo de um ghost writer. Para isso, há necessidade de uma avaliação prévia da obra, ou do projeto editorial (idéia).

Divulgação / Assessoria de Imprensa

O agente será responsável pela divulgação do livro, tanto na imprensa quanto em livraria. O serviço permite construir a imagem do escritor, buscando espaços de entrevistas e reportagens.

Não se esqueça que praticamente todos os serviços prestados para Agente são cobrados por número de páginas do livro, exceto é claro, quando você já tem um contrato com ele.

Menu

Consultoria para novos autores


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

29 thoughts on “Agente Literário