Olá queridos,
Quem ai gosta de nacionais? Hoje vou falar um pouco sobre o livro ‘A bandeja’ da Lycia Barro, uma brasileira que esta fazendo sucesso com todos os novos autores por ai. Vamos ao livro:
Edição: 2
Editora: Atitude
ISBN: 9788577670246
Ano: 2010
Páginas: 251
Contra – Capa: “A Bandeja” conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico – mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.
Resumo: O livro conta a história de Angelina, uma menina criada por uma família evangélica praticante, uma família bem presente em sua vida e muito protetora. Angelina vivia na igreja mesmo não entendendo bem ao certo porque tinha que fazer isso.
A história começa quando Angelina vai para o Rio de Janeiro estudar em uma faculdade e acaba indo morar em um alojamento de estudantes. É o seu grande momento, sua chance de se tornar independente. Assim que as aulas começam Angelina se encanta por um dos seus professores, Rico, e para a sua alegria ele também parece estar encantado por ela.
Angelina se entrega a paixão de uma forma que nunca fez antes, larga tudo por ele, deixa de visitar sua família, larga a igreja, larga os trabalhos da faculdade e estudos, a única coisa que ela quer é Rico ao seu
lado.
Angelina depois que se mudou começou a ter uns sonhos muito estranhos, cada um sobre um pecado, cobiça, luxuria, tentação e outros, todos os pecados expostos em uma bandeja. O que será que significa tudo isso?
Angelina sofre muito por seu amor por Rico, até que possa encontrar seu caminho de volta. Faz muitos amigos novos e reencontra outros, incluindo Dante, irmão de sua grande amiga, que por acaso lê um e-mail e volta para o Brasil somente para ajudar Angelina a passar por todo o sofrimento.
Lycia narra o livro muito bem e consegue trazer o leitor para o mundo de sofrimento de Angelina, seus medos são expostos ao extremo fazendo com que o leitor pense em sua própria vida. Angelina é uma personagem bem chata na maioria das vezes, mas acredito que existem muitas pessoas como ela, perdidas que se entregam a primeira pessoa que parece ser gentil, e que na verdade acaba piorando as coisas.
O que eu não gostei no livro, mas que pode chamar muita atenção do pessoal são as passagens da bíblia, do meio do livro para o final o livro está recheado de citações da bíblia e de ensinamentos evangélicos.
Livro recomendado para tudo mundo que gosta de um bom romance, e para nos animar ainda mais o livro já tem a continuação ‘Entre a mente e o coração’. Quem ai vai perder?
Boa tarde Vanessa,
Tenho vontade de ler esse livro…achei interessante…parabéns pela resenha…abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
[Responder]
Esse também eu não conhecia. Parece ser uma boa história, apesar de personagem ser meio “chata” como você disse. Tem umas protagonistas que são terríveis!
[Responder]
Ah, ainda não li nenhum dos livros da Lycia Barros, mas não vejo a hora de ter a oportunidade de conhecer todos, pois pelos muitos comentários que vejo a respeito, devem ser tudo de bom mesmo.
Adorei a temática deste livro. Sou evangélica e creio que irei amar essa leitura. Sem dúvida, deve trazer ricos aprendizados!
Beeijo
@BrinaSophie
[Responder]
Já li um outro livro da autora, e gostei muito. Esse fiquei meio em dúvida, não me encanta essa história da personagem ”morrer” de amores pelo mestre. Nada contra livros desse estilo, mas eu o leria, pois o que me chamou atenção foi a capa.
[Responder]
Oi Nessa!
Gostei muito do que li,não conhecia a autora,fico cada vez mais impressionada com os tantos talentos da literatura brasileira que estão espalhados por aí.
Bem,eu posso pensar em alguns pecados que me seduzem com certeza.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
[Responder]
Esse foi um dos melhores livros que li em 2011, além da Lycia ser um amor de pessoa.
O que acho bacana na escrita é que apesar da temática religiosa que ronda a vida de Angelina, consegue transmitir uma boa mensagem para qualquer pessoa.
Beijos
Fernanda Souza
@LeitoraIncomum
[Responder]