Fale 17


Olá queridos,
Quem gosta de um livro para pensar na vida?

faleAutor:  Laurie Halse Anderson

Editora: Valentina

ISBN: 9788565859073

Ano: 2013

Páginas: 248

Tradutor: Flávia Carneiro Anderson

Contra – Capa: “Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – insultos e deboches, sim – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Resenha:

Neste livro iremos conhecer Melinda, uma menina bem alegre e espontânea. As coisas iam muito bem em sua vida, pelo menos iam até este ano. Ela está prestes a ir para o ensino médio e acaba indo para uma festa e é lá que sua vida começa a mudar.

A festa é dos veteranos da escola, o que eles chamam de festa para comemorar o verão, mas Melinda acaba se assustando com algumas coisas e liga para a polícia, e quando a polícia chega a festa a confusão começa e algumas pessoas acabam sendo pressas. Todos os seus amigos ficam com raiva dela pelo que aconteceu e não querem mais falar com Melinda.

“Está cada vez mais difícil falar.(…) Sempre que tento falar com meus pais ou um professor, balbucio ou congelo. O que tem de errado comigo?”

Cada vez mais Melinda se isola do mundo e não consegue nem explicar o motivo que a levou a ligar para a polícia, mas pelo menos Melinda encontra um conforme, nas aulas de arte.

“É mais fácil não dizer nada.(…) Toda aquela babaquice que você escuta na tv sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém que realmente ouvir o que você tem a dizer.”

O livro traz um lado reflexivo onde nos mostra a importância de ter como nos expressar e Falar!

Não curto muito livros pesados como este, gosto mais de coisas alegres, então não curti muito a leitura, mas quem gosta de um livro para refletir sobre a vida este é um prato cheio.

Descobri que o livro virou o filme ‘O silêncio de Melinda’, mas ainda não assisti.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

17 thoughts on “Fale