Em busca de um final feliz 11


Olá queridos,
Quem ai gosta de um drama?

Autor: Katherine Boo

Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788581630328

Ano: 2013

Páginas:  288

Tradutor: Paula Mathias de Siqueira

Contra – Capa:  Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).

Resumo: Neste livro diferente dos demais que apresentamos aqui no blog é uma história real que mostra a realidade de uma pequena favela perto do aeroporto de Mumbai na Índia.

O começo do livro é bem pesado, muitos personagens para associar que acaba confundindo um pouco a leitura, afinal o autor ficou algum tempo coletando informações e trouxe diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto: a miséria.

“Parecia que os barracos haviam caído do céu e foram amassados na aterrissagem.”

Conhecemos Abdul e sua família, todos revendedores de lixo que conseguiram subir um pouco na vida e com isso acabam ganhando inimigos, seus vizinhos invejosos. Sunil é um garoto um pouco medroso que tem medo de nunca crescer e se tornar um adulto. (Quem tem esse medo??). Asha é bem determinada e tenta de tudo para conseguir melhorar a política. Manju é uma jovem que consegue ir para a faculdade, mas que tem que ajudar a cuidar dos irmãos e da escolinha da favela. Fátima é deficiente física e possui apenas uma perna. Kalu é um ladrãozinho que sabe inventar uma boa mentira – desculpe história.

“Ele achava melhor começar o dia já sabendo que este dia seria tão chato quanto os anteriores. Desta forma, ele não ficaria tão desapontado.”

Sinceramente o livro não me conquistou, não sou grande fã de dramas, e o livro tem muitos personagens bem diferentes e com dramas diferentes, o que me fez achar a leitura um pouco pesada, mas recomendo para quem gosta do gênero.


sobre Vanessa Sueroz

Autora dos livros Confusões em Paris, Minha última chance, Odiado Admirador Secreto, Presente de Aniversário, Eu te amo mais e Três Botões.


Obrigada pela visita. Por favor, deixe um comentário com a sua opinião, isso é muto importante para nós.

11 thoughts on “Em busca de um final feliz